A Interpretação Jurídica no Pensamento de Ronald Dworkin, Uma Abordagem
Sandra Paula Martinho Rodrigues
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Almedina
- Coleção: Monografias
- Categorias:
- Ano: 2005
- ISBN: 9789724025865
- Número de páginas: 163
- Capa: Brochada
Sinopse
Ronald Dworkin é um dos principais teóricos do Direito da actualidade, tendo o seu pensamento sido objecto dos mais diversos estudos. De entre a vasta temática percorrida pelo pensamento de Ronald Dworkin, chamou-nos a atenção a sua crítica ao positivismo jurídico
e o confirmar da sua falência e ao modelo tradicional da interpretação jurídica, que, apesar dos avanços teóricos, na prática judiciária não se encontra ainda totalmente superado. A abordagem por nós proposta debruça-se sobre o modelo que Dworkin apresenta como alternativa
e superação do tradicional modelo positivista, enaltecendo uma aproximação entre Direito e Literatura e adoptando uma concepção "axiológico-normativa" do Direito.
Nota Introdutória
O texto que agora se apresenta corresponde à dissertação de mestrado em Ciências Juridico-Filosóficas por nós defendida no dia 19 de Julho de 2004 na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com o título Consegue Dworkin construir uma alternativa cabal à interpretação dita tradicional? (uma abordagem ao tratamento da questão da interpretação jurídica no pensamento de Ronald Dworkin).
Reiteramos aqui o agradecimento ao Senhor Professor Doutor Aroso Linhares pela orientação exemplar, pela disponibilidade sempre demonstrada e pelo encorajamento.
Porto, Julho de 2005
Capítulo I
Principais Aspectos do Pensamento de Dworkin na Construção da sua Teoria da Interpretação
Capítulo II
Principais Críticas Apontadas à «Teoria da Interpretação» de Dworkin