Sinopse
Em A Infantilização da Mente Moderna, Greg Lukianoff e Jonathan Haidt investigam a ascensão da nova cultura de «segurança» nas universidades e o seu pernicioso impacto nas novas gerações.
Um estranho fenómeno tomou conta dos campus universitários: se, por um lado, os estudantes ditos progressistas proíbem o discurso de professores e políticos, outros há que têm relutância em expor a sua opinião e discuti-la abertamente. Ao mesmo tempo, as taxas de ansiedade, depressão e suicídio dispararam.
Greg Lukianoff e Jonathan Haidt demonstram que isso se deve a três conceitos perpetuados no sistema de educação e que os jovens acreditam ser a base para uma visão generosa e inclusiva da educação: 1. O que não nos mata torna-nos mais fracos; 2. Devemos confiar sempre nos nossos sentimentos; 3. A vida é uma batalha entre pessoas boas e pessoas más.
Os autores alertam para o impacto da adopção da cultura de «segurança» nas democracias liberais prejudicando não só o desenvolvimento social, emocional e intelectual do indivíduo, mas também comprometendo a perspectiva de construção de uma vida plena e satisfatória.
Um dos melhores livros do ano The New York Times, The Financial Times e London Evening Standard.
Ler mais
Autor(es)
Greg Lukianoff
Greg Lukianoff nasceu em Manhattan, Nova Iorque, em 1974, sendo advogado, jornalista, autor e activista. Actualmente, é presidente e director executivo da Foundation for Individual Rights and [removed]FIRE). Lukianoff formou se pela American University e pela Stanford Law School, especializando se em direito constitucional e liberdade de expressão, assim como em questões relacionadas com a Primeira Emenda no ensino superior. Estagiou na União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), na Califórnia, antes de assumir a presidência da FIRE em 2006.
Fez aparições em estações televisivas como a CNN e a Fox News e publicou artigos em diversos meios de comunicação, incluindo no The Wall Street Jour¬nal, The Washington Post e The New York Times. Em 2015, co-escreveu, com Jonathan Haidt, para a revista The Atlantic sobre os efeitos da protecção excessiva dos estudantes universitários e as suas consequências sociais. O artigo deu origem a este livro, A Infantilização da Mente Moderna, distinguido com o Prémio Hugh M. Hefner First Amendment.
Lukianoff é ainda autor de Unlearning Liberty: Campus Censorship and the End of American Debate e Freedom from Speech e co-autor do FIRE’s Guide to Free Speech on Campus e tem sido uma voz activa na defesa da liberdade de expressão, tendo testemunhado no Congresso dos Estados Unidos sobre o tema no contexto das instituições universitárias. Participou nos documentários Brainwashing 101 e Indoctrinate U e produziu outros dois, Can We Take a Joke? e Mighty IRA.
Ler mais Jonathan Haidt
Jonathan Haidt doutorou-se em psicologia social na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, em 1992, lecionou em várias instituições universitárias e foi nomeado um dos «principais pensadores globais» pela revista Foreign Policy, bem como um dos «principais pensadores mundiais» pela revista Prospect.
A sua investigação centra-se na moralidade — os seus fundamentos emocionais, as suas variações culturais e respetivos percursos de desenvolvimento. Começou a carreira de investigador estudando sobretudo emoções morais negativas, como o nojo, a vergonha e a vingança, mas depois transitou para as emoções morais positivas, menos estudadas, como a admiração ou a elevação moral.
É um dos responsáveis pelo desenvolvimento da teoria dos Fundamentos Morais e um dos coordenadores do site de investigação yourmorals.org, além de cofundador da heterodoxacademy.org, um espaço onde se defende a diversidade de pontos de vista no ensino superior.
Ler mais