Partilhar

A Águia e o Dragão. Portugueses e Espanhóis na Globalização do Século XVI

História Narrativa

Serge Gruzinski

Em Stock

, prefácio de Diogo Ramada Curto


Desconto: 10%
23,31 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um texto de história comparada que visa destacar os paralelismos entre dois fenómenos coevos. Por um lado, a célebre conquista do México pelo contingente espanhol comandado por Cortés e o fim do Império Asteca, cuja casa imperial tinha por símbolo a águia. Por outro, e este menos conhecido, a chegada dos Portugueses à China e o seu primeiro contacto com o Império do Meio. Se Cortés chega ao México em 1519, em 1520 chega a Nanquim uma embaixada portuguesa.
Pegando nestes episódios e datas, Serge Gruzinski traça um quadro comparativo entre as duas sociedades, numa análise extensa que abarca a cultura, a economia e o poder militar.
Uma obra preciosa para se perceber o impacto da expansão ibérica e as realidades que os dois povos da península encontraram em lados opostos do mundo, num movimento de expansão precursor da globalização.

Ler mais

Autor

Serge Gruzinski

É um dos grandes historiadores franceses. É diretor de investigação no CNRS e diretor de estudos da École de Hautes Études Sociales, desde 1993, sendo também professor na Universidade de Princeton. Os seus temas de investigação repartem-se pelo estudo da colonização da América Latina e da Ásia, bem como as primeiras manifestações da globalização, através dos descobrimentos, pelos povos da península Ibérica.

Ler mais