Partilhar

Desconto: 10%
22,41 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

DO MARRANO AO MAÇON, A KABBALAH COMO VIA DE UMA VIDA

Tantas como as lâminas do Tarot e as letras do alfabeto hebraico, as vinte e duas partes desta obra imprevista e original surgem como umbrais para o legado fecundo do grande pensador e hermeneuta do esoterismo português.

«Este livro era o mais improvável dos livros que viríamos a publicar. Não por se tratar de um livro em parceria (outro se encontra há muito na forja), mas pela aparente incompatibilidade entre o seu actual recheio, de ordem formal e da ordem dos conteúdos, não propriamente da temática, que é a mesma, mas dos assuntos dentro dela tratados. Quer isto dizer que, canonicamente, poemas e ensaios não se editam no mesmo livro. Dez poemas reunidos e acrescentados por ocasião dos dez anos da morte do filósofo da Razão Poética e dez ensaios escritos (ou meramente esboçados) em diferentes momentos, sob diversos pretextos, tais como conferências, colóquios, congressos, a publicação de artigos ou de um posfácio, dificilmente teriam uma unidade. Contudo, nem sempre o que vemos à superfície é o que se desenha a um nível profundo. E neste caso, como talvez nos outros, havia e há uma linha que une os vários planos. Aqui, trata-se de António Telmo, o tema comum, que sendo essa linha, não é linear, mas um entroncamento de diversas, mas não dispersas linhas de Expresso.»

Pedro Martins & Risoleta C. Pinto Pedro

«Um dia li a Gramática Secreta da Língua Portuguesa. Foi o carregar do meu reconhecimento da essencialidade de António Telmo. Nesses tempos a minha vida de músico impunha uma análise vibracional da existência, estava desperto para o Verbo, pois no princípio era a música. Os músicos ainda são os Demiurgos, ainda abrem o pórtico subtil da verdade. Telmo mostra essa assunção, isso torna-o um sábio heterodoxo. Somente os sábios podem sê-lo, porque revelam aqueles que foram preparados pelo desejo indómito e inevitável do caminho que Todos os Filhos, de percalço em percalço, vão percorrer.»

Paulo Brandão

in Prefácio

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Pedro Martins

Pedro Martins nasceu em Lisboa, em 1971, sendo sesimbrense por adopção. Entre 1999 e 2005, foi editor da agenda cultural Sesimbra Eventos e coordenador da Colecção Livros de Sesimbra, então projectos de referência a nível nacional. Conviveu com o filósofo António Telmo, de quem é um continuador. É autor, entre outros, dos livros O Anjo e a Sombra: Teixeira de Pascoaes e a Filosofia Portuguesa (2007); O Céu e o Quadrante: desocultação de Álvaro Ribeiro (2008); O Segredo do Grão Vasco: de Coimbra a Viseu, o 515 de Dante (2011); Teoria Nova da Saudade (2013); Agostinho da Silva em Sesimbra (em colaboração com António Reis Marques, 2014); Um António Telmo: Marranismo, Kabbalah e Maçonaria (2015), A Liberdade Guiando o Povo – Uma Aproximação a Agostinho da Silva (2016); e Uma Vida de Herói – Morte e Transfiguração de Jaime Cortesão (2018). Colabora nas revistas A Ideia e Nova Águia. Fundador do Projecto António Telmo. Vida e Obra, integra a coordenação editorial das Obras Completas de António Telmo. É membro do Centro de Estudos Bocageanos e do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros. Tem participado em colóquios e congressos internacionais dedicados a figuras como Verney, Pascoaes, Sampaio Bruno e Agostinho da Silva.

Ler mais

Risoleta C. Pinto Pedro

Risoleta C. Pinto Pedro nasceu em S. Vicente e Ventosa, Elvas. Tem escrito romance, novela, conto, poesia, teatro, crónica periodística e radiofónica (Antena 2) , ensaio, cantata, ópera, musical, canção (libretos para os compositores Jorge Salgueiro e Paulo Brandão), alguns posteriormente editados em BD e CD.

Excluindo parcerias e colectâneas ou revistas, tem, a título individual, com o presente livro, vinte e três publicações, sendo as mais recentes:  'Cantarolares com Sabor Azul', 'Ávida Vida' (poesia) e 'A Vontade de Alão' (ficção), pelas Edições Sem Nome; 'A Literatura de Agostinho da Silva, essa Alegre Inquietação' e 'António Telmo, Literatura e Iniciação' (ensaios), pela Zéfiro.

Prémios: poesia pela SLP; na narrativa:  'A Criança Suspensa',  Prémio Ferreira de Castro;  e  'O Aniversário', Prémio Revelação APE.

Colabora com crónicas regulares que já contam muitas centenas, em vários periódicos em papel e electrónicos do norte, centro e sul, e ainda num Jornal das Comunidades de Língua Portuguesa sediado em Bruxelas.

Prepara, em parceria, a biografia do filósofo António Telmo, a cujo projecto de divulgação se encontra ligada.

Ler mais