
Detalhes do Produto
- Editora: Booktailors
- Categorias:
- Ano: 2009
- ISBN: 9789899600812
- Número de páginas: 326
- Edição: 1ª Edição
- Capa: Brochada
Sinopse
«Uma obra destinada a um público profissional ou especializado, bem como a todos os que se interessam pelos problemas que afectam o sector da edição e do livro e que, a pouco e pouco, o vão transformando radicalmente.»
José Afonso Furtado, in «Introdução»
Os conceitos de «edição de livros» e de «gestão estratégica» eram, até há não muitos anos, senão incompatíveis, pelo menos, dificilmente relacionáveis. Desde a década de 1980 que as obras e artigos de Michael Porter, bem como os trabalhos desenvolvidos por outros investigadores conceituados — como Mark Bide, Martyn Daniels, Paola Dubini ou Cinzia Parolini, para apenas citar alguns —, que se debruçaram particularmente sobre o universo da edição de livros, têm vindo a contribuir para a análise dos novos paradigmas com que o sector editorial se confronta.
Com o advento de novos formatos, e face a uma redefinição total do sector livreiro e dos mercados que este serve - como, por exemplo, a transformação da cadeia de valor -, os editores vêem-se confrontados com a imperiosa necessidade de repensar estratégias. Profusamente ilustrado com gráficos e diagramas, esta obra de José Afonso Furtado fornece uma grande diversidade de modelos e abordagens a estas problemáticas.
Uma oportunidade para aprofundar as grandes transformações que a cadeia de valor do livro tem vindo a sofrer e que contribuirá para repensar a forma como se tem vindo a fazer e a comercializar livros nestes primeiros anos do século XXI.