Partilhar

A Crise do Capitalismo: Capitalismo, Neoliberalismo, Globalização

António José Avelãs Nunes

Indisponível


Desconto: 20%
11,20 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Sendo a globalização neoliberal um projecto político, os seus adversários, empenhados em evitar uma nova era de barbárie, têm de ser capazes de pôr de pé um projecto político alternativo, que assente na confiança no homem e nas suas capacidades, um projecto inspirado em valores e empenhado em objectivos que «os mercados» não reconhecem nem são capazes de prosseguir, um projecto que rejeite a lógica determinista que nos quer impor, como inevitável, sem alternativa possível, a actual globalização neoliberal, uma das marcas desta civilização-fim-da-história.

Neste tempo de crise estrutural do capitalismo (o capitalismo assente no crime sistémico), os trabalhadores da Europa, dos EUA e de todo o mundo hão-de compreender a urgência de transformar o mundo, começando por mudar as políticas levadas a cabo nas últimas três ou quatro décadas pelo estado capitalista, cuja natureza de classe talvez em nenhum outro período da história do capitalismo tenha sido tão evidente como hoje.

Ler mais

Autor

António José Avelãs Nunes

É Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito de Coimbra.

Foi Director do Boletim de Ciências Económicas (1995-2012); Director da Faculdade (1996-2000); Vice-Reitor da Universidade (2003-2009).

Foi Secretário de Estado no Ministério da Educação nos cinco Governos imediatamente posteriores à Revolução de 25 de Abril de 1974.

É Agraciado com Ordem do Rio Branco (Brasil) e com a Ordem Tudor Vladimiresco (Roménia).

Foi Observador estrangeiro convidado pelo Ministério da Educação do Brasil para participar na Comissão Trienal de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação em Direito, no âmbito da CAPES (2001, 2004 e 2007).

É Doutor Honoris Causa das Universidades Federais do Paraná, Alagoas e Paraíba e da Universidade de Valladolid, e Sigillo D’Oro da Università Degli Studi di Foggia.

É Membro Correspondente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas; Vice-Presidente do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro (Rio de Janeiro) e Associado Honorário do CONPEDI.


Ler mais