Partilhar

A Criança na Justiça - Trajectórias e significados do processo judicial de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar

Psicologia

Catarina Ribeiro

Em Stock



Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Como se pode constatar no estudo de Catarina Ribeiro, o envolvimento de uma criança num processo judicial não tem de ser necessariamente uma experiência negativa ou traumática (embora o seja muitas vezes), mas é sempre uma experiência exigente para a criança, do ponto de vista emocional e cognitivo e, por isso, exige de todos nós, adultos - dos profissionais da psicologia forense, da medicina, do sistema de justiça, do sistema de protecção e segurança social, em particular -, o desenvolvimento de medidas que minimizem o seu eventual impacto negativo e o risco de vitimação secundária. Este estudo é, simultaneamente, um contributo para a sua prevenção, ao identificar, entre muitas outras coisas, algumas das dinâmicas e processos associados à vitimação secundária de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar em contacto com o sistema de justiça, ao revelar-nos o olhar e a voz dos seus actores de menor idade, ao apontar-nos soluções.

Índice

Parte I
Vitimologia e Psicologia Forense: elos de comunicação com a Justiça a propósito do mau-trato infantil
Dinâmicas de Abuso Sexual de Crianças no contexto familiar
Enquadramento legal do Abuso Sexual de Crianças em Portugal - o lugar da criança vítima
Perspectivas da criança sobre a Justiça e o Sistema Judicial
Participação da criança vítima de abuso sexual no processo judicial

Parte II
Metodologia
Apresentação e interpretação dos dados

Ler mais

Autor

Catarina Ribeiro

Psicóloga no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e formadora desde 2002.

Apresentou várias comunicações em congressos e participou como oradora convidada em diversas conferências sobre alienação parental. Publicou ainda manuais acerca de Cidadania e do Mundo Atual para cursos de Educação e Formação (CEF) e participou no livro Psicologia Forense: Instrumentos de Avaliação da Pactor.

Ler mais