Partilhar

A Cláusula Familiar

Jonas Hassen Khemiri

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
20,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Duas vezes por ano, um «pai que também é avô» regressa à Suécia para cuidar dos seus interesses e visitar a filha e o filho, que abandonou. Este avô é uma pessoa difícil, ocasionalmente preconceituosa, constantemente crítica, e a sua visita parece ser mais motivada por questões práticas do que por afeto: um acordo tácito vincula o filho a ocupar-se dele a cada regresso e a manter um apartamento em seu nome, para assim ele poder escapar-se aos impostos no seu país de origem. 

 Mas agora que este filho se tornou também pai, debatendo-se com o cansaço de uma licença de paternidade, a sua vontade é libertar-se dessa «cláusula familiar». Também a irmã, já mãe e novamente grávida, está a contas com a vida. Serão dez conturbados dias de visita que obrigarão cada um dos membros desta família a enfrentar os fantasmas do passado e as tensões do presente.

 Escrito com humor e um olhar atento, A Cláusula Familiar é o retrato divertido, doloroso e verdadeiro das relações familiares nas nossas sociedades modernas e multiétnicas, nas quais um forte desejo de individualismo se conjuga com os valores ancestrais de identidade e pertença. 

Ler mais

Autor

Jonas Hassen Khemiri

Jonas Hassen Khemiri nasceu em 1978, em Estocolmo. É considerado um dos mais importantes escritores da sua geração. Autor de romances, obras teatrais, ensaios e contos, os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas, e as suas peças foram representadas em mais de 100 palcos internacionais, obtendo inúmeras distinções, como o Village Voice Obie Award para Melhor Texto Dramático e o Hedda Award. O romance Tudo Aquilo Que não Lembro foi distinguido com o prestigioso August Prize, em 2015. A Cláusula Familiar, originalmente publicado em 2018, foi finalista do National Book Award for Translated Literature e vencedor do Prix Médicis Étranger 2021.

Ler mais