Partilhar

A China já Ganhou?

Kishore Mahbubani

Em Stock



Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O embate geopolítico mais estruturante do século XXI está a dar-se entre a República Popular da China e os Estados Unidos da América. Será ainda possível influenciar o seu resultado?

A América e a China são superpotências mundiais com pouquíssimos rivais sérios. Olham-se com desconfiança, comunicam mal e parece haver pouca empatia natural entre elas.

A América valoriza a liberdade; a China valoriza a ordem.

A América valoriza o poder de decisão; a China valoriza a paciência.

A América está a tornar-se cada vez mais desigual; a China, uma meritocracia.

A América abandonou o multilateralismo; a China acolhe-o.

Será a sua supremacia inevitável? Estarão os outros 192 países fadados a vergar-se ao domínio económico e, quiçá, militar do maior país asiático? E será que os Estados Unidos e a União Europeia já perderam a luta pela sua relevância no palco internacional e comercial? 

«A China e os Estados Unidos travam uma batalha pela primazia internacional, e o resultado desta disputa moldará o mundo durante muitas gerações. Kishore capta a complexidade desta batalha com a subtileza e perspicácia que merece. A não perder.» 

Ian Bremmer, autor de Nós contra Eles (Bertrand, 2019) e presidente do Eurasia Group

«Este livro é um contributo sóbrio que passa em revista a sabedoria estratégica de Kennan a Kennedy, faz perguntas provocadoras e até heréticas sobre a ascensão da China e imagina um mundo seguro para a diversidade.» 

Graham Allison, professor na Universidade de Harvard

«Mahbubani analisa, de forma equilibrada, os possíveis cenários que podem resultar da rivalidade entre a China e os EUA. A sua avaliação dos preconceitos e erros de ambos os intervenientes é simultaneamente brutal e crucial. Tirará a maioria dos leitores da sua zona de conforto e essa é uma das suas forças… Apesar do título do livro, no final torna-se claro que, na opinião de Mahbubani, ou ganhamos todos (não apenas a China e os EUA) ou não ganha ninguém. Um livro importante, num momento crucial da história.» Michael Spence, prémio Nobel da Economia em 2001

«A China já ganhou? é um título provocador. No seu mais recente livro, Kishore Mahbubani explica porque é que esta é a pergunta errada. Apesar do ressentimento crescente e dos erros de interpretação mútuos, quer os EUA, quer a China sabem que uma guerra entre eles seria catastrófica. Neste livro revelador, Mahbubani apela a uma racionalidade mais profunda de ambas as potências, defendendo que o maior desafio dos nossos tempos será lutar para que a humanidade vença.» George Yeo, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura

«Precisamos de entender como a China se pensa e se vê no mundo, quer a vejamos como nossa aliada, como nossa adversária ou como algo entre uma e outra. Para os ocidentais, não há melhor guia do que Kishore Mahbubani para entender a visão asiática do mundo. Neste livro vitalmente importante, ele partilha em abundância o seu conhecimento e experiência.» 

Lawrence H. Summers, antigo secretário do Tesouro dos EUA

«Kishore Mahbubani escreveu um excelente e importante livro sobre a maior questão em relações internacionais: como evoluirá a relação entre a China e os EUA? A humanidade precisa desesperadamente que estas duas potências cooperem, mas a fricção permanente parece mais provável. Mahbubani argumenta que, se vingar a segunda opção, os EUA podem acabar por perder a vantagem, não tanto pela superioridade inerente da China, mas devido aos seus próprios erros, em especial o seu fracasso em compreender a realidade chinesa.» 

Martin Wolf, comentador-chefe da secção de Economia do Financial Times

«Kishore Mahbubani escreveu mais uma análise ponderada de um tema de grande importância para o futuro do mundo, com a lucidez e irreverência habituais.» 

The International Institute of Strategic Studies

Ler mais

Autor

Kishore Mahbubani

Kishore Mahbubani é um reconhecido perito em relações internacionais e assuntos asiáticos, distinguished fellow do Asia Research Institute, professor de Políticas Públicas Aplicadas na Universidade Nacional de Singapura e reitor fundador da Lee Kuan Yew School of Public Policy. Tem assento nos conselhos e direções de várias instituições em Singapura, Ásia, Europa e América do Norte. Serviu 33 anos no corpo diplomático de Singapura, foi seu embaixador para as Nações Unidas e presidiu ao Conselho de Segurança de janeiro de 2001 a maio de 2002. Os seus artigos aparecem regularmente em diversas revistas e jornais internacionais, incluindo o Financial Times, a Time, a Newsweek e o The New York Times.

Ler mais