Partilhar

A Casa Senhorial como Matriz da Territorialidade

António Santos Leite, Ana Marta Feliciano

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
19,93 € 24,91 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Casa Senhorial como Matriz da Territorialidade; a Região de Torres Vedras entre o Tempo Medieval e o Final do Antigo Regime destaca o significado específico da Casa Senhorial como matriz identitária estruturadora do habitar e do território. Deste modo, a presente reflexão faz emergir a evolução ao longo do tempo da ideia totalizadora e simbiótica da casa senhorial, casa que é paradigmática da construção e organização primária da territorialidade como um todo amplo e contínuo, como um todo culturalmente orgânico e indissociável que tende a explicar-se pelas suas múltiplas permeabilidades fácticas e funcionais. Destaca-se assim a importância da compreensão destas ‘casas’ para um entendimento efectivo da caracterização dos territórios onde se inserem, realidade que se revela no presente, seja no entendimento historiográfico, seja num mais amplo contexto cultural, realidade que se torna hoje fundamental para preservar e potenciar o efectivo capital de memória e identidade que lhes é matricialmente implícito. Na verdade, num tempo em que se valorizam cada vez mais as diferenças e as identidades, a compreensão do significado matricial das casas senhoriais ao longo do tempo, abre-nos um maior conhecimento, um conhecimento mais profundo sobre a evolução de todo um modo de vida, facto que poderá contribuir para o apontar de caminhos mais operativos para uma efectiva valorização do património.

Ler mais

Autor(es)

António Santos Leite

"Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1995; colaborou com o arq. Victor Figueiredo entre 1993 e 1997; exerce desde 1995 actividade profissional como autor de projectos de Arquitectura e Urbanismo. Em 2001 obteve o grau de Mestre em Arquitectura de Habitação na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa; entre 2003 e 2007 foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia; em 2008 obteve o grau de ‘Doutor Europeu’ em ‘Teoría y Práctica del Proyecto’ na Universidade Politécnica de Madrid e em 2018 obteve a Agregação em Projecto de Arquitectura na Universidade de Lisboa. É docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa desde 1996, onde lecciona Projecto de Arquitectura, tanto na vertente prática como teórica, no Mestrado Integrado e no Doutoramento, tendo orientado nestes âmbitos numerosas Projectos Finais e Teses de Dissertação, para além de ter também organizado, tutelado e participado, em Portugal e no estrangeiro, conferências, seminários e workshops de Arquitectura e Urbanismo. É desde 2008 investigador e membro permanente no Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design (CIAUD), tendo como principais temas de investigação a Habitação e a Casa Individual/Casa Identitária; interessa-se, especificamente, sobre os processos de Reabilitação Urbana e Arquitectónica como modo operativo de valorização do Património, condição que considera fundamental para a sua efectiva ‘sustentabilidade sociocultural’. O Autor escreve regularmente para publicações de Arte e de Arquitectura, destancando-se os livros: 2014. A Casa Romântica: uma Matriz para a Contemporaneidade 2015. A Casa Senhorial como Matriz da Territorialidade: a Região de Torres Vedras entre o Tempo Medieval e o Final do Antigo Regime 2016. Memória, Arquitectura e Projecto: Reflexões e Propostas para uma Reabilitação Sustentada do Património Urbano e Arquitectónico 2019. 7 Casas Imaginadas: Sete Caminhos de Identidade."

Ler mais

Ana Marta Feliciano

"Natural de Torres Vedras. Licenciada em Arquitectura (Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa), em 1995. Colaborou com o Arq. Víctor Figueiredo entre 1993 e 1996. Exerce desde então actividade como autora de projectos de Arquitectura e Urbanismo. Em 2001 obteve o grau de mestre no 2.º Curso de Mestrado em Arquitectura da Habitação da FA-UTL, com a dissertação Habitação e Utopia nos Anos Sessenta: As Propostas do Grupo Archigram no Contexto de uma Década de Rupturas. Entre 2003 e 2007 foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e frequentou o Curso de Doutoramento Teoría y Practica del Proyecto do Departamento de Proyectos Arquitectónicos da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad Politécnica de Madrid, onde obteve o Doutoramento Europeu em Arquitectura com a tese La Metáfora del Organismo en las Arquitecturas Visionarias de los Años Sessenta; La Obra del Grupo Archigram como Reinvención de un Nuevo Habitar. Desde 1997 é docente e investigadora na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, onde lecciona disciplinas de Projecto de Arquitectura. Publica regularmente em revistas e livros de Arquitectura e Urbanismo e tem orientado em Portugal e no estrangeiro seminários e workshops de projecto de Arquitectura. É investigadora efectiva do CIUAD – Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design, tendo como actuais interesses de investigação a Reabilitação Urbana e Arquitectónica, a Arquitectura Experimental e a Casa e a Habitação num contexto culturalmente alargado."

Ler mais