Partilhar

Desconto: 20%
21,20 € 26,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro é o resultado de uma investigação no âmbito da reabilitação do Património Urbano e Arquitectónico.
O seu conteúdo revela a preservação da memória e a valorização da identidade patrimonial.
A abundante iconografia, mais de uma centena de imagens, contribui como suporte visual fundamental para o total entendimento do tema.

Ler mais

Autor(es)

António Santos Leite

"Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1995; colaborou com o arq. Victor Figueiredo entre 1993 e 1997; exerce desde 1995 actividade profissional como autor de projectos de Arquitectura e Urbanismo. Em 2001 obteve o grau de Mestre em Arquitectura de Habitação na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa; entre 2003 e 2007 foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia; em 2008 obteve o grau de ‘Doutor Europeu’ em ‘Teoría y Práctica del Proyecto’ na Universidade Politécnica de Madrid e em 2018 obteve a Agregação em Projecto de Arquitectura na Universidade de Lisboa. É docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa desde 1996, onde lecciona Projecto de Arquitectura, tanto na vertente prática como teórica, no Mestrado Integrado e no Doutoramento, tendo orientado nestes âmbitos numerosas Projectos Finais e Teses de Dissertação, para além de ter também organizado, tutelado e participado, em Portugal e no estrangeiro, conferências, seminários e workshops de Arquitectura e Urbanismo. É desde 2008 investigador e membro permanente no Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design (CIAUD), tendo como principais temas de investigação a Habitação e a Casa Individual/Casa Identitária; interessa-se, especificamente, sobre os processos de Reabilitação Urbana e Arquitectónica como modo operativo de valorização do Património, condição que considera fundamental para a sua efectiva ‘sustentabilidade sociocultural’. O Autor escreve regularmente para publicações de Arte e de Arquitectura, destancando-se os livros: 2014. A Casa Romântica: uma Matriz para a Contemporaneidade 2015. A Casa Senhorial como Matriz da Territorialidade: a Região de Torres Vedras entre o Tempo Medieval e o Final do Antigo Regime 2016. Memória, Arquitectura e Projecto: Reflexões e Propostas para uma Reabilitação Sustentada do Património Urbano e Arquitectónico 2019. 7 Casas Imaginadas: Sete Caminhos de Identidade."

Ler mais

Ana Marta Feliciano

"Natural de Torres Vedras. Licenciada em Arquitectura (Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa), em 1995. Colaborou com o Arq. Víctor Figueiredo entre 1993 e 1996. Exerce desde então actividade como autora de projectos de Arquitectura e Urbanismo. Em 2001 obteve o grau de mestre no 2.º Curso de Mestrado em Arquitectura da Habitação da FA-UTL, com a dissertação Habitação e Utopia nos Anos Sessenta: As Propostas do Grupo Archigram no Contexto de uma Década de Rupturas. Entre 2003 e 2007 foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e frequentou o Curso de Doutoramento Teoría y Practica del Proyecto do Departamento de Proyectos Arquitectónicos da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad Politécnica de Madrid, onde obteve o Doutoramento Europeu em Arquitectura com a tese La Metáfora del Organismo en las Arquitecturas Visionarias de los Años Sessenta; La Obra del Grupo Archigram como Reinvención de un Nuevo Habitar. Desde 1997 é docente e investigadora na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, onde lecciona disciplinas de Projecto de Arquitectura. Publica regularmente em revistas e livros de Arquitectura e Urbanismo e tem orientado em Portugal e no estrangeiro seminários e workshops de projecto de Arquitectura. É investigadora efectiva do CIUAD – Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design, tendo como actuais interesses de investigação a Reabilitação Urbana e Arquitectónica, a Arquitectura Experimental e a Casa e a Habitação num contexto culturalmente alargado."

Ler mais