Partilhar

A 13 de Maio na Cova da Iria

Aurélio Lopes

Temporariamente Indisponível



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
10,80 € 13,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A 13 de maio de 1917, no remoto lugar da Cova da Iria, perdido na Serra d’Aire, três crianças, que pastoreavam as suas ovelhas, avistam o vulto brilhante de uma Senhora.

Segundo Lúcia, a mais velha das três, era Nossa Senhora quem lhes teria aparecido nesse dia, vindo a aparecer por mais cinco ocasiões.

Nessas, a Senhora pede, entre outras coisas, que todo o mundo reze pela paz. Na última aparição, o Sol roda no céu, fenómeno testemunhado por milhares de pessoas e acontecimento que reforçou a crença nas palavras dos três pastorinhos.

Qual a veracidade dos relatos das crianças? Até que ponto as condições sociais e políticas da altura contribuíram para os acontecimentos? De que forma a Igreja tirou partido da situação? E mais importante: como foi que o testemunho, singelo, de três crianças visionárias acabou por levar à construção do grande "altar do mundo" que o santuário hoje é?

Aurélio Rosa Lopes, antropólogo e estudioso do fenómeno fatimita, dá respostas a estas e outras questões, numa análise social e antropológica, isenta e responsável, destes apaixonantes acontecimentos.

Ler mais

Autor

Aurélio Lopes

N. Cunqueiros, (1954). Antropólogo. professor do ensino superior. investigador universitário do IELT-FCSH da Universidade Nova de Lisboa e da Cátedra da UNESCO do património imaterial da Universidade de Évora. É Coordenador das Coleções “Antropologia” e “Raízes” da editora Cosmos e Coordenador do Fórum Ribatejo. Autor de numerosa bibliografia sobre a Antropologia do simbólico e a problemática do sagrado, de que se destacam os livros Devoção e Poder nas Festas do Espírito Santo (Cosmos, 2004), Bielhas i Chocalheiros na ne Praino Mirandés (Apenas, 2005), A Sagração da Primavera (Cosmos, 2007), Reconstrução do Sagrado: Práticas Religiosas nos Avieiros da Borda-d’água (Âncora, 2009), Videntes e Confidentes: um Estudo sobre as Aparições de Fátima (Cosmos 2009), Anátema, devoção e poder: A Santa da Ladeira (Cosmos, 2014), Ritual, Natura e Magia: Sentidos e saberes nas terapias tradicionais portuguesas (Apenas, 2017) e Deuses menores e Espíritos dos lugares: Os santos da terra em terra de santos (Apenas, 2019).

Ler mais