Partilhar

Desconto: 20%
14,53 € 18,17 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"A actual investigação sobre o passado de Évora perde-se em descrições de estilos e narrativas factuais, mais ou menos fastidiosas, e passa ao lado dos aspectos relativos ao sagrado, a uma espiritualidade profunda, tradicional, a um saber de que quase perdemos a memória. Olha com displicente indiferença as inúmeras mensagens que, de forma mais ou menos esotérica, nos querem comunicar algo mais que as suas artes decorativas, que nos querem comunicar uma outra história da Cidade, mais profunda.

Mas como podemos nós chegar até estes sinais e estas mensagens, arredados da visão de tanto investigador, apesar de uns e outras terem estado sempre lá, nos lugares onde foram inscritos? - Ultrapassando os nevoeiros!

Nevoeiros contemporâneos que recobrem, e tentam depois pulverizar o que porventura ainda se mantém da essencial percepção iluminante das relações subtis do homem com a Cidade.

A Cidade hipnotiza com uma velada força magnética, espiritual, praticamente indecifrável, paralela à Cidade física, à Cidade dos monumentos e da história turística que se institucionalizou."

Ler mais

Autor

Joaquim Palminha Silva

Joaquim Palminha Silva nasceu em Évora em 1945. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, desenvolveu a sua actividade profissional na área da Sociologia da Cultura e da História. Funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, optou, após duas décadas, pela transferência para Administração Local (câmaras municipais de Cuba e Beja). Manteve desde sempre colaboração assídua na imprensa regional alentejana e nacional, foi fundador da Associação Cultural Fialho de Almeida, em Cuba, e tem uma vasta obra publicada, incluindo, nas Edições Afrontamento, A revolução da Maria da Fonte: subsídios para a sua história e interpretação (1978) e Jaime Batalha Reis na Rússia dos Sovietes ou Dez dias que abalaram um diplomata português (1984), agora reeditado. Joaquim Palminha Silva faleceu em 2015 na sua Évora natal.

Ler mais