Tribal - Como os Instintos Culturais que nos Dividem Podem Ajudar a Reunir-nos
Michael Morris
Pré-venda
Data de lançamento: 19-02-2026
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Temas e Debates
- Categorias:
- Data de lançamento: 19-02-2026
- Ano: 2026
- ISBN: 9789896449230
- Número de páginas: 392
- Capa: Brochada
Sinopse
A nossa espécie é a única que vive em tribos: grupos unidos por culturas distintas que podem crescer e atingir uma dimensão muito superior à dos clãs e bandos.
Morris argumenta que a nossa psicologia é moldada pela evolução de três maneiras distintas. Primeiro, pelo instinto dos pares, para agirmos em conformidade com o que faz a maioria das pessoas. Segundo, pelo instinto dos heróis, de contribuir para o grupo e imitar os mais respeitados. E terceiro, pelo instinto dos antepassados, de seguir os caminhos das gerações anteriores. Esses instintos tribais permitem-nos partilhar conhecimentos e objetivos e trabalhar em equipa para transmitir o acervo de conhecimento cultural à geração seguinte.
Países, Igrejas, partidos políticos e empresas são tribos, e os instintos tribais explicam a nossa lealdade para com eles e as formas ocultas como afetam os nossos pensamentos, ações e identidades. Em vez de ridicularizar os impulsos tribais pela sua irracionalidade, podemos reconhecê-los como alavancas poderosas que elevam o desempenho, curam divisões e desencadeiam ondas de choque de mudança cultural.
Entrelaçando pesquisas aprofundadas, acontecimentos atuais e passados e histórias do mundo dos negócios e da política, Morris vai além do senso comum para reformular completamente a forma como pensamos sobre as nossas tribos. Tribal revela os segredos mais íntimos da nossa psicologia e dá-nos as ferramentas para gerir o nosso superpoder incompreendido.
«Não há futuro, bom ou mau, sem tribalismo. Um livro revelador que mudará a maneira como encaramos os nossos comportamentos.»
Scott Galloway, Universidade de Nova Iorque
«Este livro original revela os factos sobre a nossa natureza tribal e mostra como as tendências profundamente humanas que nos levaram à beira do desastre ainda podem ser usadas para nos salvar. Penetrante, esclarecedor e imperdível!»
Daniel Gilbert, Universidade de Harvard
«Uma leitura fascinante que nos faz repensar crenças fundamentais.»
Adam Grant, Universidade da Pensilvânia
«Uma obra que desafia a sabedoria convencional sobre a cultura e propõe uma mudança coletiva para um futuro melhor.»
Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post
Ler mais