Partilhar

Trabalho e Ócio - Um Ensaio sobre a Natureza e Causas da Inactividade Humana

Domingos Plácido Dias Santos

Em Stock



Desconto: 10%
8,91 € 9,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O livro que o leitor tem em mãos é uma obra invulgar: pequena na dimensão e de leitura fácil, trata com  mestria e propõe teses originais sobre problemas fundamentais e perenes da espécie humana, como a delimitação entre trabalho e ócio, os elementos definidores daquele e as espécies deste, incluindo na sua aparência social, e a magna questão da justiça da remuneração do ócio que aparenta ser trabalho. Por trás destes problemas espreita, porém, o tema mais profundo do sentido do trabalho e até da própria existência humana, na sua relação com a natureza do ser humano e do restante reino animal. E não o faz numa única perspetiva, antes revelando os multifacetados conhecimentos e a capacidade analítica do seu autor e também as suas amplas referências culturais, onde não falta o adequado toque queirosiano.
Paulo Mota Pinto

Ler mais

Autor

Domingos Plácido Dias Santos

Pouco se conhece da vida de Domingos Plácido Dias Santos. Personalidade obscura e enigmática, sabe-se que nasceu em Pico de Regalados (Vila Verde, Braga) em data desconhecida.

Funcionário de Finanças, cumpridor e eficiente, sempre bem classificado, solicitou a reforma logo que atingiu o número de anos necessários para obter pensão próxima do salário que auferia. Recusou sempre cargos de chefia e promoções, quando estas não representavam aumento do vencimento.

Faleceu em data desconhecida e foi sepultado no cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

No seu espólio, não foram encontrados códigos fiscais, dele constava apenas o texto que agora se publica.

Ler mais