Partilhar

Ética para Engenheiros - Desafiando a Síndrome do Vaivém Challenger

Jorge Braga, Arménio Rego

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 10%
21,91 € 24,35 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Lidel
  • Tema: Engenharia
  • Ano: 2010
  • ISBN: 9789727576944
  • Número de páginas: 216
  • Edição: 2.ª Edição
  • Capa: Brochada

Sinopse

A engenharia está impregnada na água que bebemos, nas pontes que atravessamos, nas casas que habitamos, nos alimentos que ingerimos, no modo como comunicamos, na maneira como a nossa saúde é preservada, na música que escutamos, na roupa que vestimos – em suma, em múltiplas facetas das nossas vidas. Esta relevância requer dos engenheiros um vigoroso sentido de responsabilidade ética – seja como técnicos, líderes, membros organizacionais, consultores ou empresários. Este livro promove a reflexão sobre a temática e procura estimular a acção ética. Tomando o desastre do vaivém Challenger como metáfora, a obra procura discutir alguns temas-chave:

- Qual a responsabilidade ética dos engenheiros nas decisões desastrosas por vezes tomadas nas organizações?
- Qual a importância da confiança?
- Quais as virtudes essenciais dos engenheiros?
- Qual o papel dos códigos de ética e deontológicos na melhoria ética das organizações e das actividades de engenharia?
- Deverão os engenheiros denunciar, e em que condições, as actividades ilegais, ilícitas ou perigosas levadas a cabo nas suas organizações?
- Como podem os engenheiros conciliar as suas responsabilidades perante a sociedade, a lealdade ao empregador e as responsabilidades familiares?

O livro é complementado com várias dezenas de casos concretos, envolvendo dilemas éticos para os engenheiros. Inclui também códigos de ética profissional de várias organizações de engenharia, de diversas especialidades e de várias proveniências geográficas (e.g., Japão, Europa, EUA, Austrália, Brasil, Canadá, Austrália). Esta segunda edição contém novos casos, novos códigos de ética e nova literatura de apoio. Sugere também livros, revistas e recursos da web para aprofundamento da temática.

- Entre a lealdade ao empregador, a segurança do público e os direitos individuais
- Engenheiros gerindo pessoas
- Responsabilidade dos engenheiros versus responsabilidade do sistema
- Liderança ética, responsabilidade individual e virtudes do engenheiro
- Declarações de ética, códigos, credos e princípios éticos
- Sítios da web onde podem ser encontrados elementos importantes

Ler mais

Autor(es)

Jorge Braga

Engenheiro Electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico. Foi Director, durante 15 anos, da Siderurgia Nacional, na área dos investimentos e membro da Direcção da Sociedade de Investimentos Promindústria, SA. Exerceu diversos cargos de gestão e fiscalização de empresas, assim como numerosos cargos associativos. Foi dirigente da Ordem dos Engenheiros de 1976 a 2004. Para além de numerosas conferências e palestras, foi convidado a ministrar módulos de ética nos cursos de Engenharia do ISCTE e da Universidade Nova. Foi director, editor e membro do Conselho de Redacção de diversos jornais e revistas. É co-responsável pelos cursos de Ética e Deontologia Profissional da Secção Sul da Ordem dos Engenheiros.

Ler mais

Arménio Rego

ARMÉNIO REGO (armenio.rego@ua.pt) é doutorado e mestre em Organização e Gestão de Empresas. Ensina na Universidade de Aveiro. É autor e co-autor de 27 livros, em áreas como as organizações positivas, a liderança, a comunicação, a ética e responsabilidade social das organizações, e a gestão internacional de recursos humanos. Publicou várias dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais, incluindo Journal of Business Research, Journal of Organizational Change Management, Creativity and Innovation Management Journal, Journal of Happiness Studies, Journal of Humanistic Psychology e Service Industries Journal. Tem desenvolvido consultoria em comportamento organizacional e gestão de recursos humanos, e realizado dezenas de conferências, seminários, workshops e eventos de formação de executivos nas mesmas áreas. Foi agraciado com diversos prémios e menções honrosas, em Portugal e no estrangeiro.

Ler mais