Partilhar

Ética Aplicada: Protecção Social

Ética Aplicada

Coord.: Maria do Céu Patrão Neves, António Bagão Félix

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Ética é, na sua essência, um todo. Não há «éticas parcelares», mas, nas Éticas Aplicadas, sempre poderemos encontrar aspectos predominantes ou específicos adaptados aos diferentes campos de acção. Este volume reflecte posições que incidem sobre a Protecção Social, entendendo este conceito de um modo alargado e também com especial enfoque no Serviço e Intervenção Sociais.
A primeira parte trata dos principais conceitos sobre protecção social, os requisitos e as abordagens éticas. Já a segunda parte debruça-se sobre questões mais específicas, como a responsabilidade dos intervenientes e das partes interessadas, as respostas necessárias a questões sociais novas e desafiantes ou ainda os aspectos geracionais num tempo de sobressalto demográfico.
Tratando-se de uma área tão indelevelmente ligada aos anseios e à esperança das pessoas, famílias e gerações, e sendo protagonizada num contexto de meios escassos para atingir fins ideais, sempre se formularão opções e prioridades, e se enfrentarão conflitos e dilemas. É nesta vasta teia de variáveis humanas, sociais, económicas, demográficas e comportamentais que as questões valorativas e éticas ganham uma acrescida importância. Nesse sentido, os contributos para a concretização deste livro dão pistas e lançam caminhos, consubstanciados em visões diversas e plurais do futuro da Protecção Social.

Ler mais

Autor(es)

Maria do Céu Patrão Neves

Maria do Céu Patrão Neves é Professora Catedrática de Ética da Universidade dos Açores. Possui também formação académica específica na área da Bioética, tendo realizado um pós-doutoramento no Kennedy Institute of Ethics, em Georgetown University (Washington, D.C.). Actualmente integra o grupo de especialistas de ética do "Global Ethics Observatory", da UNESCO; o "Conselho de Directores" da International Association of Bioethics e também a sua Comissão Executiva, sendo a Coordenadora das International Networks da IAB; o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, pertencendo também à sua comissão coordenadora; a Comissão de Ética para a Saúde no Hospital de Ponta Delgada; fundadora e coordenadora do Pólo Açores do Centro de Estudos de Bioética. Na área da bioética, é coordenadora de alguns livros colectivos: Comissões de Ética: das bases teóricas à prática quotidiana (1.a ed., 1996; 2.a ed., 2002), Para uma Ética da Enfermagem (2004) e Bioética ou Bioéticas na evolução das sociedades (2005); é ainda autora de cerca de cem artigos em revistas nacionais e estrangeiras.

Ler mais

António Bagão Félix

Ler mais