Partilhar

Ética Aplicada - Política

Ética Aplicada

Coord.: Maria do Céu Patrão Neves, António Costa Pinto, Luís de Sousa

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A confrontação de diferentes valores e perspectivas é a essência de qualquer sociedade moderna e a gestão desses conflitos compete à política. Esta diversidade vem-se tornando mais volátil, por vezes diminuindo o espaço de diálogo e conciliação, criando dilemas éticos de difícil resolução no plano político.
«Qual a melhor decisão a tomar?» Não há respostas certas, apenas equilíbrios frágeis entre uma série de compromissos e responsabilidades. O decisor é eticamente responsável: perante aqueles que o elegeram; perante os contribuintes que suportam o custo da sua decisão, tendo ou não votado nele; perante o colectivo de cidadãos, que sentirão o peso da sua decisão, independentemente de retirarem benefício dessa.
Este volume, começa por apresentar uma reflexão aprofundada sobre temas fundamentais à actividade política, privilegiando seguidamente um leque amplo e diversificado de questões essenciais no exercício da democracia, assim promovendo uma cidadania esclarecida, isto é, informada e responsável.

Ler mais

Autor(es)

Maria do Céu Patrão Neves

Maria do Céu Patrão Neves é Professora Catedrática de Ética da Universidade dos Açores. Possui também formação académica específica na área da Bioética, tendo realizado um pós-doutoramento no Kennedy Institute of Ethics, em Georgetown University (Washington, D.C.). Actualmente integra o grupo de especialistas de ética do "Global Ethics Observatory", da UNESCO; o "Conselho de Directores" da International Association of Bioethics e também a sua Comissão Executiva, sendo a Coordenadora das International Networks da IAB; o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, pertencendo também à sua comissão coordenadora; a Comissão de Ética para a Saúde no Hospital de Ponta Delgada; fundadora e coordenadora do Pólo Açores do Centro de Estudos de Bioética. Na área da bioética, é coordenadora de alguns livros colectivos: Comissões de Ética: das bases teóricas à prática quotidiana (1.a ed., 1996; 2.a ed., 2002), Para uma Ética da Enfermagem (2004) e Bioética ou Bioéticas na evolução das sociedades (2005); é ainda autora de cerca de cem artigos em revistas nacionais e estrangeiras.

Ler mais

António Costa Pinto

Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Convidado no ISCTE-IUL. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, foi Professor visitante nas Universidades de Stanford (1993), de Georgetown (2004) e do Instituto de Estudos Políticos (Paris) (1999-2003), e Investigador visitante nas Universidades de Princeton (1996) e da Califórnia-Berkeley (2000 e 2010). Foi presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política, sendo as suas principais áreas de investigação o fascismo e o autoritarismo, a democratização e a descolonização, as elites políticas e o estudo comparativo das mudanças políticas na Europa. Publicou recentemente  O Passado Que Não Passa. A Sombra das Ditaduras na Europa do Sul e na América Latina (co-direcção, Civilização Brasileira, 2013) e História Contemporânea de Portugal (co-direcção, MAPFRE/Objetiva, 2013-2015, 5 volumes).

Ler mais

Luís de Sousa

Ler mais