Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
32,22 € 40,28 €

Detalhes do Produto

Sinopse

This book presents a collection of some of the papers presented at the 8th World Media Economics and Management Conference in Lisbon in 2008. Chapters deal with how companies are adjusting to the current environment, how they are integrating the new technologies, and how they are creating strategies to overcome difficulties that are appearing in those media that are most dependent on oil and gasoline, and other resources for distribution.

The conference organizers received a record number of submissions and the conference included more papers than ever before because the area of media economics and management has been growing very strongly in the last twenty five years. The importance of the discipline is understood and universities are increasingly offering courses on this subject. This book presents papers representing the range of topics and perspectives conveyed in presentations and discussions.

As chairman of the World Media Economics and Management Conferences, I was delighted by Media XXI agreed to publish this compilation. It was more than we expected from them. They were an outstanding host at the Lisbon conference, providing attendees not only a rigorous scholarly experience, but a delightful introduction to Portuguese culture and life.

Ler mais

Autor(es)

Paulo Faustino

João Paulo de Jesus Faustino tem um pós-doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é investigador visitante da Tele-Information da Universidade de Columbia (NY). É cofundador do Mestrado em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas (iniciado no ano letivo 2017/2018) e professor do Departamento de Jornalismo e Comunicação Científica da Universidade do Porto (nestas faculdades leciona Marketing Cultural, Marketing Turístico, Media e Marketing de Indústrias Criativas, Gestão e Modelos de Negócios em Indústrias Criativas); é também codiretor, com Terry Flew, do JOURNAL OF CREATIVE INDUSTRIES AND CULTURAL STUDIES – JOCIS. É presidente não executivo da Formalpress/Media XXI - Publishing & Consulting Company - www.mediaxxi.com.

É também professor convidado da Escola Superior de Comunicação e Media, Instituto Politécnico de Lisboa, responsável pela disciplina de Gestão de Media (Mestrado em Jornalismo), fundador e codiretor do curso de pós-graduação em Indústrias Criativas - Estratégias, Políticas e Empreendedorismo. Paulo Faustino é professor convidado do Instituto Politécnico de Leiria, lecionando aulas de Gestão de Projetos de Empresas e Comunicação, Técnicas de Marketing e Publicidade (Licenciatura em Comunicação Social e Educação Multimédia); Marketing e Publicidade (Licenciatura em Recursos Humanos e Comunicação Organizacional); Marketing Cultural (Licenciatura em Turismo e Património); Comunicação de Marketing (Licenciatura em Marketing). Cofundador e diretor assistente do Mestrado em Media e Comunicação (neste curso ensina Administração e Empreendedorismo em Indústrias Criativas e Media).

Paulo Faustino é presidente da International Media Management Academic Association (IMMAA: www.immaa.org) e investigador visitante em várias universidades europeias e norte-americanas, a saber: Universidade de Stanford (EUA), Universidade do Norte do Texas (EUA), Universidade Fordham (EUA), Universidade de Suffolk (EUA), Universidade de Jönköping (Suécia), Universidade de Oxford (Reino Unido), Universidade de Manchester (Reino Unido), Universidade de Navarra (Espanha) e Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Paulo Faustino ensina Marketing de Media, Gestão, Economia e Políticas Públicas em programas de licenciatura, mestrado e doutoramento em universidades nacionais e internacionais.

É Professor Visitante em várias universidades internacionais, nomeadamente no Brasil (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Rio do Vale do Sinos), Macau/China (Instituto Politécnico de Macau e Universidade de San José), Rússia (Universidade Estadual de Lomonsov; Universidade Nacional de Pesquisa), Suíça (Universidade de Friburgo). Foi professor de Economia Mediática Portuguesa, integrado no Mestrado em Comunicação pela Universidade Católica de Lisboa (aqui coordenou também um Mestrado em Media e Entretenimento). Concluiu o seu PhD em Gestão de Media na Universidade Complutense de Madrid, Faculdade de Comunicação (com Cum Laude) em cooperação com a Universidade de Jönköping (Suécia). Paulo Faustino é Mestre em Sociologia Económica e Organizacional pela Universidade Técnica de Lisboa e licenciado em Gestão de Recursos Humanos. Também concluiu Cursos Avançados em Administração de Media e Entretenimento (da Anderson School of Management - Universidade da Califórnia, Los Angeles) e Gestão de Publicações (Universidade de Stanford, onde foi membro do Conselho Consultivo de Ex-Alunos).

Paulo Faustino foi membro do conselho e cofundador da European Association of Media Management Education (EMMA), bem como parte dos conselhos científicos de eventos académicos internacionais relevantes, como a World Media Economics Conference, por exemplo. Anteriormente, trabalhou cerca de 20 anos em cargos relevantes na indústria de media e foi adjunto do secretário de Estado e ministro da Presidência do XV e XVI Governos Constitucionais. Realizou trabalhos de consultoria para várias instituições privadas e públicas, como o Banco Mundial e a Entidade Reguladora dos Media Portugueses; foi Secretário Geral da Confederação Portuguesa dos Media.

Foi também conselheiro executivo da Lusomundo Media (antigo grupo de media do grupo Portugal Telecom). Além disso, foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, presidente do Observatório da Comunicação e membro do conselho do Centro de Formação Profissional em Jornalismo (Cenjor). É autor e coautor de nove livros e cerca de vinte artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de livros sobre economia mediática, políticas públicas e gestão. É membro do conselho editorial das seguintes revistas: The International Media Management Journal; Journal of Innovative Marketing; Journal of Spanish Language Media; Brands Trends Journal e Journal of Journalism and Mass Communication; Journal of Creative Industries and Cultural Studies.

Paulo Faustino participou em várias conferências e cursos internacionais como professor, orador, presidente, moderador e mesas redondas integradas nos seguintes países: Angola, Moçambique, Canadá, EUA, Brasil, China, Suíça, Alemanha, Sérvia, Japão, Reino Unido, Rússia, Hungria, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Espanha, França, Grécia, Polónia, África do Sul e Austrália. Faustino é um dos pesquisadores e professores internacionais mais dinâmicos no campo da Economia e Gestão de Media. A sua investigação centra-se nos Estudos das Indústrias dos Media e Criativas, nomeadamente: Concentração de Propriedade, Políticas Públicas, Economia, Empreendedorismo, Gestão e Marketing nas Indústrias Criativas e nos Negócios dos Media.

Ler mais

Alan Albarran

Ler mais

Rogério Santos

ROGÉRIO SANTOS é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Lecciona na licenciatura e mestrado de Comunicação na Universidade Católica Portuguesa, onde também coordena a área científica de Ciências da Comunicação e pertence ao conselho editorial da revista Comunicação e Cultura e ao Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC). Integra, também, os corpos sociais do CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo) e é membro fundador da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação). No CIMJ, é membro do conselho editorial da revista Media & Jornalismo e foi investigador em projectos financiados pela Fundação Ciência e Tecnologia. Tem também uma relação muito próxima com o Obercom (Observatório da Comunicação), de que foi vogal no primeiro conselho directivo. Dos livros que publicou, destacam-se A Negociação entre Jornalistas e Fontes (Minerva, Coimbra, 1997), Os Novos Media e o Espaço Público (Gradiva, Lisboa, 1998), Jornalistas e Fontes de Informação – a sua Relação na Perspectiva da Sociologia do Jornalismo (Minerva, Coimbra, 2003), As Vozes da Rádio, 1924-1939 (Editorial Caminho, 2005) e A Fonte não Quis Comentar – um Estudo sobre a Produção das Notícias (Campo das Letras, Porto, 2006). É co-autor de O Estudo do Jornalismo Português em Análises de Caso (Caminho, Lisboa, 2001) e de Rumo ao Cibermundo? (Celta, Oeiras, 2000). De 2003 a 2005 dirigiu a revista MediaXXI.

Ler mais