Partilhar

Território, Casa Comum: morfologias e dinâmicas do território

Nuno Travasso, Álvaro Domingues

Em Stock



Desconto: 10%
11,25 € 12,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O livro «Território, Casa Comum», com coordenação científica de Álvaro Domingues e Nuno Travasso, complementa e regista a exposição desenvolvida pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, patente na Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão, entre 9 de Julho de 2015 e 29 de Fevereiro de 2016.

«Compreender o território implica conhecê-lo, mas implica sobretudo inventá-lo. Ficcionar a realidade é condição sem a qual essa realidade permanece opaca e indiscernível, sem sabermos aquilo que verdadeiramente nos interessa decidir colectivamente e que está ao alcance da nossa acção. Esses são os assuntos que constroem o território enquanto questão essencialmente política e, por isso, sujeita a debate e a deliberação. O território não é algo predefinido ou estável. A ideia de território vai-se construindo pelo conjunto de leituras, representações, discursos e debates colectivamente produzidos em torno daquilo que se (re)conhece como qualquer coisa de comum e que confere sentido à realidade.»

 

Ler mais

Autor(es)

Nuno Travasso

Ler mais

Álvaro Domingues

Álvaro Domingues (Melgaço, 1959) Geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde também é investigador no CEAU — Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo. Além das suas funções docentes na Universidade do Porto e noutras universidades, publica com regularidade sobre temáticas relacionadas com a geografia urbana, o urbanismo e a paisagem. Entre outras obras mais recentes, é autor de Rua da Estrada (Dafne, 2009), Vida no Campo (Dafne, 2012), Território Casa Comum (com Nuno Travasso, FAUP, 2016), Volta a Portugal (Contraponto, 2017). Escreve regularmente no jornal Público.

Ler mais