Partilhar

Tempo e Memórias em Psicologia

Filomena Bayle

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

(...) Alguns de nós, procuram no passado, explicações e razões para dificuldades presentes, como se a história dos individuas fosse linear, os processos desenvolvimentais pré-determinados e a sequência de acontecimentos uma inevitável escorregadela no tempo.

Outros olham para o amanhã, como se, lá, só lá, residisse o conhecimento, a sabedoria ou a verdadeira vida para viver. Projetam-se no futuro, no que irá acontecer, no que aí haverá de desconhecido e incontrolável. É no que virá e no que se antevê que centram todas as expectativas, todas as energias, todas as realizações ou, inversamente, todos os temores, incertezas e angústias.

Se, o engenho de que somos dotados nos permite esse exercício deslumbrante de organizarmos o tempo tridimensionalmente e de lhe darmos profundidade e espessura como se fosse uma zona de existência autónoma, o facto é que, quem existe, somos nós.

É em nós que habita o nosso tempo de significação.

Somos nós que usamos, como queremos e podemos o que foi e o que virá. Às vezes, como martírio, outras como fonte de exultação. (...) Um livro como este, que se chama 'Tempo e Memórias em Psicologia', onde se cruzam temas diversos, próximos daquilo que são algumas das teorias explicativas dos processos desenvolvimentais, é sobretudo um excelente pretexto para uma reflexão sobre a nossa própria identidade. Que vos seja útil!

In prefácio 

Isabel Pereira Leal

Professora Catedrática

ISPA – Instituto Universitário


Ler mais

Autor

Filomena Bayle

Filomena Bayle nasceu em 1956 na Ilha do Príncipe. Doutorou-se em Psicologia em Paris V – Sorbonne – França em 1989.  Foi directora do Curso de Psicologia Clínica e do Mestrado em Psicologia da Gravidez e da Maternidade do INUAF (Instituto Superior D. Afonso III, em Loulé, Portugal, durante catorze anos. Ensinou durante cinco anos na Universidade de Medicina de Luanda, Angola, e durante onze anos na Escola de Enfermagem de Pau, França.

Trabalhou nas áreas da Pedopsiquiatria, Geriatria, Psiquiatria Forense e Perinatalidade em França (Paris e Pau). É Investigadora e Formadora na Área da Psicologia Clínica e Perinatalidade. Actualmente está em pós-doutoramento sob a direção de Sylvain Missonnier. Publicou Freud e a Psicanálise (Inuaf), A volta do Nascimento, Climepsi, 2006, Perturbações da Parentalidade, 2007.


Ler mais