
Teixeira de Pascoaes: pensamento e missão - Vol. III
Sofia A. Carvalho
Sujeito a confirmação por parte da editora
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2017
- ISBN: 9789896896539
Sinopse
A Câmara Municipal de Amarante em parceria com o Instituto de Ciências da Cultura Pe. Manuel Antunes, o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Biblioteca Nacional, apostaram na organização de um evento dedicado a Teixeira de Pascoaes intitulado Triénio Pascoalino 2014 | 2015 | 2017. Tal evento compreende três momentos, consubstanciados em três Congressos Internacionais temáticos. Este terceiro e último volume torna-se, assim, não apenas o resultado ensaístico desses mesmos anos de encontro académico-científico, mas, sobretudo, a justa e exigida celebração do pensamento de Teixeira de Pascoaes.
O distinto alcance dos ensaios sobre Teixeira de Pascoaes que coroaram os I e II volumes temáticos desta série, dedicados, respectivamente, ao género literário das biografias e à celebração do centenário de Arte de Ser Português e do Movimento da Renascença Portuguesa, torna a edição deste III volume um coerente desfecho e um premente desafio lançado à comunidade académicocientífica acerca dos tópicos fundamentais da obra do Autor amarantino e do pensamento epocal e contemporâneo. É assim que neste III volume se aposta no encontro entre duas forças renovadoras: a de novas vozes críticas e as que há muito acompanham o percurso reflexivo e existencial deste singular e universal Autor. Partem ambas, pois, da fecundidade prodigiosa de um pensamento heterodoxo e antitético, como é o de Teixeira de Pascoaes.
Autor de alta magnitude, Teixeira de Pascoaes legou-nos uma obra filosófica e literária que rompe com os limites geográficos, dilatando a sua visão e a força do seu espírito pela Eternidade, como firma o Autor: “Afinal o que é a Poesia? O desejo que certos homens têm de não morrer. Poesia, Arte, Filosofia, Ciência – mãos de náufragos agarradas a uma tábua.” Pensar a importância do seu idiossincrático contributo é o desafio a que tentam responder as vozes singulares que compõem este volume. É também este o desafio lançado a cada um, na qualidade de leitor de uma das obras fundamentais da literatura e da filosofia dos séculos XIX-XX.
Ler mais