Partilhar

Suplemento à Viagem de Bougainville ou Diálogo entre A. e B. sobre o Inconveniente de Ligar Ideias Morais a Certas Acções Físicas que as não Comportam

Denis Diderot

Em Stock



Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

É em 1771 que é dada a estampa da primeira edição de Voyage autour du monde, relato pelo autor da viagem empreendida, entre 1766 e 1769, ao serviço da Coroa de França que a encomendara, por Louis-Antoine de Bougainville, cujo nome ainda hoje ressoa no da flor, entretanto amplamente importada pela Europa, da buganvília.
No seu Suplemento, Diderot empreende, através da ficção, radicalizar, por meio das interrogações que aquela lhe permite introduzir, a verdade da crónica, explicitando o seu alcance filosófico e político. O que faz, desfazendo, entre outras coisas, as contraposições demasiado lineares, demasiado "ideológicas", de "natureza" e "sociedade". Porque, ao mesmo tempo que desnaturaliza a sua sociedade e denuncia a sua ignorância e recalcamento da natureza em que a sua existência se apoia, Diderot não apresenta nem o "estado natural" nem esta ou aquela figura de "selvagem" como modelo, e torna claro que, naquilo que da natureza nos chega, hà tanto de mal como de bem.

Ler mais

Autor

Denis Diderot

(1713-1784) Foi um escritor, enciclopedista e filósofo francês do século XVIII, bem como um dos principais pensadores do Iluminismo. Co-director da Enciclopédia, foi extraordinariamente versátil e prolífico, tendo da sua pena saído romances, sátiras, teatro, ensaios críticos sobre arte e literatura, sobre ciência natural e medicina, e cartas sobre a maior parte dos assuntos.

Ler mais