Partilhar

Desconto: 10%
25,92 € 28,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Inédito em Portugal, o romance que antecede Vida e Destino – o Guerra e Paz do século xx –, traduzido do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra.
Em abril de 1942, Hitler e Mussolini planeiam a enorme ofensiva na Frente Oriental que culminará na maior e mais sangrenta batalha da história da humanidade.
Durante meses, as forças soviéticas são repelidas pelo avanço das  tropas alemãs, e Stalinegrado é tudo o que resta entre os invasores e a vitória. A batalha por Stalinegrado – um maelstrom de violência e poder militar – irá reduzir a cidade a escombros e marcar a vida de todos os que nela se veem envolvidos. Mas será também o berço de um novo sentimento de esperança.
Mais do que uma história sobre a crueldade da guerra, Stalinegrado reúne os grandes temas de Grossman sobre a nação e o indivíduo, o amor e a separação. Um romance terno, épico e, acima de tudo, uma prova do poder do espírito humano.

Ler mais

Autor

Vassili Grossman

Vassili Grossman nasceu em 1905, na Ucrânia (em Berditchev, terra judaica, onde a sua mãe foi vítima do extermínio de judeus pelos nazis, em 1941-1942), e foi viver para Moscovo ainda jovem. Nos anos 1930 formou-se em engenharia química (como Primo Levi) mas começou a dedicar-se exclusivamente à escrita desde essa altura.

Em 1941, tornou-se correspondente do Estrela Vermelha, jornal do Exército Vermelho, fazendo reportagens sobre a defesa de Stalinegrado, a queda de Berlim e as consequências do Holocausto.

Vida e Destino, a sua obra-prima, foi um livro considerado tão perigoso na União Soviética que não só o manuscrito como também as fitas com que foi digitado foram confiscados pelo KGB, permanecendo desaparecido durante vinte anos.

Grossman morreu em 1964, em Moscovo.

Ler mais