Partilhar

Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Sinopse

«O teatro em Portugal tem um longo passado, rico em factos e personalidades, cuja memória importa recuperar, preservar e divulgar. Da última destas três vertentes se ocupará esta coleção de biografias, destinada a um público alargado que se interessa por aspetos vários da história do espetáculo teatral.»

«O quinto volume desta coleção é dedicado a António de Sousa Bastos (1844-1911), um nome conhecido sobretudo pelo seu legado enquanto historiador e memorialista, autor de obras de referência como o Dicionário do Teatro Português ou a Carteira do Artista. » 

«Apreciador de um teatro que sobretudo valorizava a componente feérica e divertida do espetáculo, Sousa Bastos, especializou-se num novo género, a “Revista”, estabelecendo-lhe um formato que chegou aos nossos dias, com poucas alterações.»

Observações: Coordenação: Maria João Brilhante e Ana Isabel Vasconcelos

Ler mais

Autor

Paula Gomes Magalhães

Doutorada e mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Paula Gomes Magalhães é investigadora do Centro de Estudos de Teatro da mesma Universidade. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Deu aulas na Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Profissional de Setúbal.

Jornalista de formação, trabalhou durante mais de 20 anos em rádio (Radar, Voz de Almada e Sul e Sueste).

É membro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro, onde, há cerca de 30 anos, desenvolve atividade como atriz, formadora e encenadora.

Publicou 30 Anos de ArteViva – Memórias... e outras estórias da Companhia de Teatro do Barreiro (ArteViva, 2010); Belle Époque – A Lisboa de Finais do Século XIX e Início do Século XX (Esfera dos Livros, 2014); Teatro da Trindade 150 Anos – O Palco da Diversidade (Guerra e Paz, 2017); e Sousa Bastos (INCM, 2018).

Ler mais