Partilhar

Sobre Guerras

Michael Mann

Em Stock



Desconto: 10%
24,28 € 26,98 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As guerras não são coisa do passado. E está na hora de começarmos a compreender como acontecem e porque acontecem. 

Como dizia Benjamin Franklin: “Nunca houve uma guerra boa ou uma paz má.” Mas então como se define se escolhemos a guerra ou a paz? O premiado sociólogo Michael Mann explica neste livro, toda a lógica por trás das guerras. Afinal de contas, como é que um conjunto de líderes políticos - pessoas com emoções e ideologias, condicionadas por culturas e instituições herdadas - tomam essas decisões e geralmente escolhem irracionalmente a guerra, raramente alcançando os resultados desejados.

Se as guerras são “o ato menos racional da humanidade” porque existiram tantas por todo mundo, em todas as eras?

Mann examina a história da guerra ao longo dos tempos no mundo inteiro - da Roma antiga à Ucrânia, da China imperial ao Médio Oriente, do Japão e da Europa à América Latina e América do Norte. Explora o motivo que leva grupos a entrar em guerra, as diferentes formas de guerra, a forma como as guerras mudaram e como surpreendentemente os países aparentemente poderosos perdem guerras. 

Ao combinar magistralmente a análise ideológica, económica, política e militar, Mann oferece uma nova perspetiva sobre as enormes consequências da escolha da guerra.

Num mundo anárquico, os líderes tomam decisões racionais para proteger os seus interesses. 

Ao contrário do que pensamos, as guerras estão cada vez mais violentas, mais mortais, mais organizadas e mais legitimadas. São começadas por todas as vertentes políticas, incluíndo as democracias. As guerras civis não se reduziram e os poderes regionais e guerras proxy, estão a aumentar.

“Sobre Guerras é uma leitura leve e esclarecedora que abraça a missão impossível de criar uma fórmula para a paz a partir de uma teoria geral sobre a guerra.”

Fred Kaplan, New York Times Book Review


Ler mais

Autor

Michael Mann

MICHAEL MANN fez os seus estudos universitários na Universidade de Oxford e é actualmente professor de Sociologia na Universidade da Califórnia. Embora seja mais conhecido pela sua obra de referência The Sources of Social Power (dois volumes, 1986 e 1993, estando o terceiro em preparação), Mann reparte os seus interesses pela história comparada e pela sociologia histórica, tendo dedicado ainda uma obra importante a questão da limpeza étnica (The Darkside of Democracy: Explaining Ethnic Cleansing, 2004), precisamente numa obra que complementa este Fascistas

Ler mais