Partilhar

Silêncio: Shusaku Endo e a inculturação da fé no Japão

Adelino Ascenso

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Adelino Ascenso escolheu trabalhar as interfaces entre teologia e literatura como linha de investigação na Universidade Gregoriana.
As duas edições internacionais, em inglês (2009) e em japonês (2013), que a sua tese conheceu, atestam a justíssima curiosidade que despertou.
Faltava ainda que o público português conhecesse o inovador pensamento teológico de Adelino Ascenso. Não deixa de ser interessante que a hora tenha chegado, mesmo se indiretamente, pelas mãos do escritor Shusaku Endo e do cineasta Martin Scorsese. Em boa hora, dizemos-nos.
À consistência de um pensamento teológico original, Adelino Ascenso junta um conhecimento ímpar do Japão e uma prática concreta de diálogo inter-religioso.
A fé é, tarde ou cedo, experimentada como aporia: "Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?". Será possível acreditar sem beber desse cálice? O que, talvez, se descubra (e essa é claramente a proposta de Shusaku Endo relido por Adelino Ascenso) é que o silêncio de Deus não deixa de ser Deus.

José Tolentino Mendonça in «Prefácio»

 

Ler mais

Autor

Adelino Ascenso

Antes da entrada no Seminário, permanência na Alemanha (1976-1984) onde realizou exposições de pintura e trabalhou como professor e intérprete. Em 1984-1987 viagens de estudo pelo continente asiático e pela América do Sul. Em 1991 entrada no Seminário de Valadares (Sociedade Missionária da Boa Nova). Em 1998, após a ordenação, parte para o Japão. De 2004 a 2008, estudos em Roma na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana. Doutoramento em Teologia com a tese Transcultural Theodicy in the Fiction of Shūsaku Endō. De 2009 a 2012, Professor na Universidade Católica de Osaka. De 2009 a 2014, trabalho pastoral em paróquias e responsável pelo diálogo inter-religioso da Arquidiocese de Osaka. Neste período, realizou numerosos cursos, seminários e conferências sobre Shūsaku Endō e participou em debates de âmbito inter-religioso. Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova desde 2014. Publicação de ensaios e artigos em português, inglês e japonês.

Ler mais