Partilhar

Serviço Nacional de Saúde em Portugal - As ameaças, a crise e os desafios do futuro

Fora de Coleção

Organização: Isabel do Carmo

Em Stock



Desconto: 10%
11,61 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A crise financeira europeia gerou uma crise económica e social que, ao contrário do que defende a corrente neoliberal, deve reforçar a necessidade dos serviços públicos de saúde, educação e segurança social, numa base de universalidade e não na base de assistencialismo para os mais pobres. A solidariedade estabelece-se através dos impostos sobre os rendimentos e não através da esmola. O direito ao serviço de saúde não é uma “regalia” como é dito por comentadores que dominam o espaço dos media. Não é uma dádiva dos que têm poder. É uma forma de combater as desigualdades, através de um mecanismo de redistribuição a partir de uma fiscalidade progressiva.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi uma das maiores conquistas em Portugal depois do 25 de Abril. Os resultados em termos de saúde pública estão aí para o provar. Este serviço está hoje em perigo. O conjunto de artigos que compõem este livro procuram enunciar as conquistas do SNS, debater as ameaças ao seu funcionamento, apontar críticas mas também soluções.

Ler mais

Autor

Isabel do Carmo

Isabel do Carmo é licenciada e doutorada pela Faculdade de Medicina de Lisboa (FML). Endocrinologista. Diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Sta. Maria, membro da direção clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Cofundadora da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). Cofundadora do Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar. Presidente do Conselho Científico da Plataforma contra a Obesidade. Investigadora na área da obesidade e das doenças do comportamento alimentar. Autora de artigos e livros de distribuição em circuito científico e para o público em geral.

Ler mais