Partilhar

Desconto: 40%
17,03 € 28,40 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Este é um livro que percorre os sistemas de saúde nos países da OCDE, mas que reserva uma especial atenção à situação portuguesa.
Descrevem-se as circunstâncias históricas que levaram à criação dos dois grandes modelos de sistemas de saúde na Europa - o modelo bismarckiano e o modelo beveridgeano.
Afirma-se o princípio da subsidiariedade na organização dos sistemas nacionais de saúde, mas estudam-se os regulamentos e directivas comunitárias que visam melhorar o bem-estar dos cidadãos.
Sublinha-se o enorme salto qualitativo na saúde dos povos da Europa conseguido à custa de um acentuado investimento científico.
Percorre-se o sistema de saúde português, desde o início da década de setenta do século passado até à actualidade, com enfoque nos temas políticos que constituem a agenda política da saúde.

Ler mais

Autor(es)

Jorge Simões

Jorge Simões, é doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Aveiro, onde é professor catedrático convidado, com agregação. É docente, também, em cursos de pós-graduação na Universidade de Coimbra, na Universidade Católica de Lisboa e do Porto e na Universidade do Minho. No Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL é professor catedrático convidado. Foi administrador hospitalar, presidente da Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do SNS, um dos dois coordenadores nacionais do PNS 2011/2016, coordenador da equipa de análise das parcerias público-privadas nos hospitais, consultor do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, para os assuntos da Saúde e é atualmente presidente do conselho diretivo da Entidade Reguladora da Saúde.

Ler mais

António Correia de Campos

António Correia de Campos viveu durante mais de cinquenta anos ligado à saúde. Nasceu em Torredeita – Viseu em 1942. Estudou em Viseu, Beira (Moçambique), Lisboa, Coimbra, Rennes e Baltimore (EUA). Foi técnico superior, dirigente, professor, investigador, promotor de ciência e consultor nacional e internacional. Foi eleito deputado municipal, deputado à Assembleia da República, deputado ao Parlamento Europeu e presidente do Conselho Económico e Social. Por quatro vezes foi membro do Governo, em duas delas ministro da Saúde. Escreveu uma dúzia de livros sobre temas de saúde e de administração, uma centena de artigos técnicos e científicos e várias centenas de artigos na imprensa generalista.


Ler mais