Partilhar

O Percurso da Saúde: Portugal na Europa

Olhares Sobre a Saúde

Jorge Simões, António Correia de Campos

Disponibilidade Imediata

Desconto: 60%
10,00 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este é um livro que percorre os sistemas de saúde nos países da OCDE, mas que reserva uma especial atenção à situação portuguesa.
Descrevem-se as circunstâncias históricas que levaram à criação dos dois grandes modelos de sistemas de saúde na Europa - o modelo bismarckiano e o modelo beveridgeano.
Afirma-se o princípio da subsidiariedade na organização dos sistemas nacionais de saúde, mas estudam-se os regulamentos e directivas comunitárias que visam melhorar o bem-estar dos cidadãos.
Sublinha-se o enorme salto qualitativo na saúde dos povos da Europa conseguido à custa de um acentuado investimento científico.
Percorre-se o sistema de saúde português, desde o início da década de setenta do século passado até à actualidade, com enfoque nos temas políticos que constituem a agenda política da saúde.

Ler mais

Autor(es)

Jorge Simões

Jorge Simões, é doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Aveiro, onde é professor catedrático convidado, com agregação. É docente, também, em cursos de pós-graduação na Universidade de Coimbra, na Universidade Católica de Lisboa e do Porto e na Universidade do Minho. No Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL é professor catedrático convidado. Foi administrador hospitalar, presidente da Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do SNS, um dos dois coordenadores nacionais do PNS 2011/2016, coordenador da equipa de análise das parcerias público-privadas nos hospitais, consultor do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, para os assuntos da Saúde e é atualmente presidente do conselho diretivo da Entidade Reguladora da Saúde.

Ler mais

António Correia de Campos

António Correia de Campos, é Professor Catedrático da ENSP/UNL, na situação de reforma. Estudou em Lisboa, Coimbra, França, Estados Unidos e Reino Unido. Ensinou e escreveu sobre Economia e Administração de Saúde, Gestão Pública e Políticas Públicas. Presidiu ao INA, à Comissão do Livro Branco da Segurança Social, ao Conselho Científico do Instituto Europeu de Administração Pública (Maastricht), e ao Conselho Científico da ENSP/UNL. Trabalhou no Ministério da Saúde, na FLAD, no Banco Mundial, e foi consultor de diversas organizações internacionais. Foi duas vezes secretário de estado e duas vezes ministro (Saúde). Foi deputado à Assembleia da República e é atualmente Deputado ao Parlamento Europeu.

Ler mais