Partilhar

Sempre Que Acordo

Lara Mesquita

Em Stock



Desconto: 20%
6,40 € 8,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Vencedor do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina em 2021, Sempre Que Acordo, de Lara Mesquita é uma obra que dialoga transversalmente com a ausência de um discurso racializado no teatro português. Fá-lo de forma frontal, do ponto de vista de uma primeira pessoa, dando conta do racismo estrutural, evidente na experiência da autora como artista. Sempre que Acordo, predica na perfeição as razões da existência do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina - do qual é o primeiro premiado -, ao relevar a interseccionalidade das opressões e das discriminações. O texto propõe uma tecedura de excertos autobiográficos, em constante diálogo com o público/leitor, contados por duas atrizes negras. Num formato que se aproxima do teatro-conferência, trocam-se experiências e ideias sobre o racismo estrutural que as protagonistas presenciam e sentem na pele, e onde o papel de opressor e oprimido se confundem mais do que esperaríamos. O público, esse, é implicado, questionado, acusado – ninguém sai ileso deste drama, nem mesmo a autora, também ela herdeira da narrativa colonialista e opressora que ainda sobrevive e opera de forma inconsciente no nosso dia-a-dia.


Ler mais

Autor

Lara Mesquita

Lara Vanessa Cossa Mesquita. Lisboa, 1986. Filha de mãe moçambicana e pai português. Estudou ciências no ensino secundário. Frequentou a licenciatura em Psicologia, no ISPA (2005) e em Direito, na Universidade Lusíada de Lisboa (2007/2009). Concluiu o curso de formação de actores, pela In Impetus (2010). Licenciada em Teatro – Ramo Actores, ESTC (2016). Em 2011 dirige a sua primeira criação, “Leitura Encenada” no espaço cultural HANGAR. Em 2014 encena a peça “Estrelas no Céu da Manhã” de Aleksandr Galine, no âmbito do evento “E se um dia a casa cai”, ESTC. Estreia-se profissionalmente enquanto actriz com o espectáculo “A Geração da Utupia”, encenado por Guilherme Mendonça para a Griot, Teatro A Barraca (2014). Em 2015 participa no espectáculo “Narciso” encenado por Luís Miguel Sintra, no Teatro da Cornucópia.

Trabalhou também com Jean Paul Bucchieri, Álvaro Correia, Francisco Salgado, André e. Teodósio, Ricardo Cabaça e As Crianças Loucas. Deu aulas de expressão dramática a crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Em 2020 criou e monitorizou o workshop “Artes nas Férias” para a Fábrica das Artes – CCB.


Ler mais