Partilhar

Desconto: 10%
17,01 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Acusado de colocar em causa os códigos mais sagrados do Islão, o poeta persa Omar Khayyam encontra fortuitamente a simpatia do homem que terá de julgar os seus crimes. Reconhecendo-lhe o génio, o juiz decide poupá-lo e oferece-lhe um pequeno livro em branco, encorajando-o a colocar naquele livro a coleção dos seus pensamentos mais profundos. Assim começa a combinação perfeita de realidade e ficção que é Samarcanda.

Nele se relata a história da criação dos robaïyat ao longo da história do Império Seljúcida, das suas interações com figuras históricas como o vizir Nizam el Molk e Hassan Sabbah, da seita dos Assassinos e do seu relacionamento amoroso com uma poetisa da corte de Samarcanda.

Muito tempo depois, já no século XX, um homem fará todos os esforços para obter a edição original de Robaïyat, enquanto assiste à revolução constitucional persa de 1905-1907.

Samarcanda abrange séculos de história do Médio Oriente. Um livro brilhante, com uma narrativa de tirar o fôlego.


Ler mais

Autor

Amin Maalouf

(Líbano, 1949) É um prestigiado escritor francês e, desde 2011, membro da Academia Francesa (onde foi preencher a vaga deixada pela morte de Lévi-Strauss). Dedicou grande parte da sua produção ao romance com vários títulos publicados e especial apetência predileção pelo romance histórico, entre os quais se destacam Leão, o Africano, Samarcanda ou o Périplo de Baldassare. O romance Le rocher de Tanios valeu-lhe o Prémio Goncourt em 1993. Mas também se aventura pelo ensaio: As Cruzadas Vistas pelos Árabes (1983, Prémio Maisons de la Press), Identidades Assassinas (1998) ou Um Mundo sem Regras (2009). Além disso, foi jornalista e chefe de redação da Jeune Afrique, embora se tenha iniciado no An-Nahar, em Beirute, em 1975, antes de se mudar para Paris. Em 2010 recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias pela sua obra.

Ler mais