Partilhar

Romance para Ler Antes e Depois de Ir Votar - Ensaio Sobre a Estupidez Populista

Holograma

Guilherme Leite

Sujeito a confirmação por parte da editora



14,00 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

E se um dia, por obra e graça de uma gigantesca abstenção do cidadão comum, apenas os militantes extremistas, da dita direita e da dita esquerda, se apresentassem nas urnas para votar?
E se Portugal ficasse dividido, não em Norte e Sul com fronteira em Rio Maior, mas Freguesia a Freguesia, conforme o vencedor em cada uma delas?
E se rapidamente aparecessem locais de “acantonamento” controlados por auto-designados “portugueses de bem”, para deterem aqueles que designam por “esquerdalhos”?
E se as Forças da Ordem de Portugal estivessem a ser controladas por um auto-designado Movimento Zero, declaradamente ao lado da extrema-direita populista?
E se os Militares já não tivessem capacidade de sair à rua, como tiveram em 25 de Abril de 1974? Como poderiam as Forças Armadas continuar a garantir a democracia, e a autoridade do Governo e do Presidente da República democraticamente eleitos?
Nesta estória de ficção existe um Militar que soube agir em conformidade e garantir o regresso à normalidade democrática. Depois, a normalidade democrática é que é tão fofinha que demonstra não estar à altura de garantir um futuro estável.
Nesta estória de ficção, ficaremos também a saber que um extremista populista, na luta pelo futuro que quer construir para si, não hesita em tentar alterar a história e para isso pode até ser capaz de assassinar o próprio pai.
É tudo ficção, mas…

Ler mais

Autor

Guilherme Leite

Guilherme Leite é saloio e oriundo de uma família saloia da Freguesia de S. João das Lampas em Sintra. Em 1969, com 16 anos, começou a trabalhar como mecanógrafo. Em 1973, recusou a Guerra Colonial, foi para a Bélgica e pediu o estatuto de refugiado político da ONU, permanecendo em Bruxelas, até ao 25 de Abril de 1974. Em 1975 cumpriu Serviço Militar nos Serviços Mecanográficos do Exército. Participou na RTP na gravação de várias rábulas de Apanhados em programas de Joaquim Letria. Gravou para a RTP a série Brincar é Coisa Séria, de que foi autor e interprete, tendo editado um disco infantil LP na EMI- Valentim de Carvalho. Foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Cascais.

Ler mais