Partilhar

Redenção e Escatologia - Estudos de Filosofia, Religião, Literatura e Arte na Cultura Portuguesa - Vol. III - Tomo 1

Vários

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 20%
31,60 € 39,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O terceiro volume de Redenção e Escatologia contém a investigação realizada no âmbito de um projeto interdisciplinar sobre os temas da salvação do homem e da consumação do mundo na cultura portuguesa da contemporaneidade.

A reflexão aborda os temas da morte, da imortalidade e da plenitude, nas filosofias e nas espiritualidades hebraica, islâmica, cristã e budista da cultura religiosa contemporânea, tendo em consideração o problema da relação entre a providência divina e a liberdade humana.

Atende às questões da imortalidade e da justiça divina, sob a imagética do inferno e do paraíso, na filosofia e literatura do nosso tempo, tendo em consideração a coexistência entre o desenvolvimento científico, o depósito da fé das religiões reveladas e a presença de doutrinas gnósticas e esotéricas de origem filosófica órfico-pitagórica e de origem religiosa persa.

A configuração da realidade para a mundividência gnóstica fundamenta-se nas noções de Unidade divina originária, Queda na pluralidade da heterogeneidade mundana e restauração indiferenciada na Unidade absoluta perdida.

Evidencia as racionalidades que dão corpo ao sentimento de imortalidade divina e à necessidade vital de encontrar sentido para a experiência da morte e para o destino escatológico do Mundo: a metafísica monista panteísta da degradação e da restauração ou da reintegração; a metafísica pluralista deísta da transcendência absoluta; a metafísica pluralista teísta da criação e da redenção; a metafísica pluralista teísta da criação e da manifestação.

A configuração da realidade da mundividência cristã não se restringe à noção soteriológica da redenção do pecado e do mal, mas amplia-se à noção criacionista de desenvolvimento e manifestação num dinamismo de eterna e inventiva comunhão amorosa.


Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais