Partilhar

Redenção e Escatologia: estudos de filosofia, religião, literatura e arte na cultura portuguesa, Vol. II, Tomo 2

Samuel Dimas, Renato Epifânio, Luís Lóia

Em Stock



Desconto: 20%
31,60 € 39,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O segundo volume de Redenção e Escatologia, dividido em dois tomos, contém a investigação realizada no âmbito de um projeto interdisciplinar sobre os temas da salvação do homem e da consumação do mundo na cultura portuguesa do Renascimento às Luzes.
A reflexão aborda os temas da morte, da imortalidade e da glorificação, na filosofia e na espiritualidade da cultura hebraica e da cultura cristã durante o período do Renascimento, tendo em consideração o problema da relação entre a providência divina e a vontade humana.
Atende às questões da imortalidade e da justiça divina, sob a imagética do inferno e do paraíso, na filosofia e literatura do Renascimento, tendo em consideração a coexistência entre o desenvolvimento científico da época e o regresso às conceções míticas e mágicas do real.
Enuncia o problema da relação entre a liberdade divina e a liberdade humana, que permanece no contexto ibérico da renovação escolástica através do debate acerca da «presciência» e da «ciência média».
Evidencia as conceções apocalípticas da instauração do reino de Deus na história, que estão presentes na mundividência barroca da profecia do quinto império.
Descreve as formas artísticas de representar o sentimento de imortalidade e o destino do homem após o Juízo divino do Final dos Tempos, desde o Manuelino ao Barroco.

Ler mais

Autor(es)

Samuel Dimas

Ler mais

Renato Epifânio

Renato Epifânio é Professor Universitário; Membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva; investigador na área da “Filosofia em Portugal”, com dezenas de estudos publicados, desenvolveu um projecto de pós-doutoramento sobre o pensamento de Agostinho da Silva, com o apoio da FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para além de ser responsável pelo Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa: www.bibliografiafilosofica.webnode.com; Licenciatura e Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; doutorou-se, na mesma Faculdade, no dia 14 de Dezembro de 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do pensamento português contemporâneo: uma perspectiva a partir da visão de José Marinho; autor das obras Visões de Agostinho da Silva (2006), Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (2007), Perspectivas sobre Agostinho da Silva (2008), Via aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente (2009), A Via Lusófona: um novo horizonte para Portugal (2010), Convergência Lusófona (2012/ 2014/ 2016), A Via Lusófona II (2015), A Via Lusófona III (2017) e A Via Lusófona IV (2019). Dirige a Nova Águia: Revista de Cultura para o Século XXI e a Colecção de livros com o mesmo nome (Zéfiro). Preside ao MIL: Movimento Internacional Lusófono desde a sua formalização jurídica (2010). É, desde 2021, Membro do Conselho Supremo da SHIP: Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Ler mais

Luís Lóia

Licenciado em Filosofia, Pós-graduado em Educação para a Cidadania, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, na variante de Teoria Política, e Doutorado em Filosofia, Luís Lóia é Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas, Coordenador da Licenciatura em Filosofia e Investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa.

Ler mais