Partilhar

Raízes Unitárias - Uma introdução

Fundação Económicas

Artur C.B. da Silva Lopes

Em Stock




Desconto: 10%
16,75 € 18,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este pequeno livro tem origem recente nas notas que escrevi em computador para apoiar a leccionação de um capítulo da disciplina de Macroeconometria I, do 1º ano do mestrado em Econometria Aplicada e Previsão do ISEG–UL, no ano lectivo de 2009/10. A sua verdadeira origem situa-se em meados dos anos 90, pois boa parte deste material foi empregue na leccionação de disciplinas de mestrado desde essa altura. Desde 2009/10 o ritmo de introdução de alterações e de acrescentos aumentou e espera-se que o texto tenha agora alcançado uma versão com interesse para uma audiência mais alargada. Naturalmente, contém ainda erros, imprecisões e omissões, mas espero continuar a introduzir melhorias. Agradeço comentários e sugestões nesse sentido.
Apesar da sua origem, este texto nem sempre possui o estilo e a estrutura típicas dos textos de leccionação e, em boa verdade, também procura servir como texto de introdução e de divulgação para alguns leitores, em particular para os investigadores na área da macroeconomia.
Um pressuposto importante é que o leitor já possui alguns conhecimentos dos métodos para séries temporais. No referido mestrado, a disciplina de Macroeconometria I é precedida por uma de Séries Temporais e este texto é fortemente influenciado por esse facto. Por exemplo, assume-se que o leitor se encontra familiarizado com a manipulação de polinómios no operador de desfasamento (L). Também se assume familiaridade com a modelação (ARIMA) de Box & Jenkins. Por outro lado, note-se que a perspectiva aqui adoptada está bastante mais próxima da da Econometria clássica, causal, que da análise pura de séries temporais.
Em termos de objectivos, este texto pretende ser intermédio, algures a meio caminho entre os textos menos sustentados de licenciatura e os mais avançados, detalhados e extensos, como a excelente obra de Hamilton (1994) (na qual este texto se baseia frequentemente). No entanto, algum material mais técnico é apresentado apenas nos anexos. Também alguns dos programas de TSP que deram origem aos resultados de simulação apresentados são relegados para os anexos.
Uma restrição importante mas usual é que serão considerados apenas processos lineares. Desta forma, tal como na quase totalidade da literatura, usar-se-á de forma simples o termo estacionário para designar um processo estacionário e fracamente dependente ou ergódico.
Materiais de apoio complementares a este texto serão disponibilizados no sítio http://pascal.iseg.utl.pt/~asl/livro_TRU.htm.

Ler mais

Autor

Artur C.B. da Silva Lopes

Professor de econometria do ISEG, Universidade de Lisboa, e investigador em macroeconometria.

Ler mais