ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

Quando Timor-Leste Foi Uma Causa

João Manuel Rocha

Temporariamente Indisponível


+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
14,00 € 17,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Quando Timor-Leste Foi Uma Causa
Este livro propõe pistas de reflexão sobre a intensa cobertura jornalística do referendo de 1999 em que os timorenses votaram pela independência, bem como sobre os contornos que assumiu, particularmente na fase de maior violência. Timor-Leste tornou-se um “monotema” da informação nos media portugueses, quase eclipsando a outra actualidade e contaminando, ou até ocultando, a campanha para as eleições legislativas em Portugal.

A hipótese aqui trabalhada é a de os jornais Diário de Notícias e Público terem procurado sintonizar-se com o sentimento emotivo de solidariedade para com Timor-Leste – uma opção facilitada pelo facto de as notícias se terem inscrito numa “esfera de consenso”, em que os órgãos de informação tenderiam a relativizar um distanciamento que pretendem legitimador da sua actividade. Os indícios de adesão à causa foram visíveis não apenas nos editoriais, expressão jornalística do seu posicionamento institucional, mas também na visibilidade conferida ao tema nas primeiras páginas, nas soluções de títulos e no tipo de fontes a que recorreram.

Timor ofereceu aos “media” uma oportunidade de identificação com um sentir colectivo, o que ajuda a compreender que o fluxo jornalístico se tenha alimentado não apenas de ocorrências, mas também de iniciativas do próprio campo mediático – o apelo a que os cidadãos se vestissem de branco foi talvez o exemplo mais visível. Esta constatação leva a admitir que, em quadros de consenso, os “media” possam não apenas dizer-nos “sobre o que pensar” e “como pensar”, mas propor-nos “o que fazer” e “como agir”, o que remete para uma reflexão, também aqui ensaiada, sobre a natureza do seu poder.

Este livro constitui o n.º56 da Colecção Comunicação (Ed. MinervaCoimbra) dirigida por Mário Mesquita.

Ler mais

Autor

João Manuel Rocha

Ler mais