Partilhar

Psicoterapia Bonding - Emoções e Mudança Terapêutica

Domingos Neto

Em Stock



Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A psicoterapia bonding é uma psicoterapia biopsicossocial, generalista, isto é, pode ser aplicada a vários tipos de perturbações mentais. É também narrativa; isto é, as exclamações e expressões emocionais inserem-se numa narrativa verbal e lógica que o doente constrói, sessão a sessão, com o psicoterapeuta, e que pode ser de curta, média ou longa duração.

Não é de admirar que muitas explicações sobre o funcionamento da Psicoterapia Bonding recorram à neuroimagem, fluxos cerebrais, cérebro emocional, vias associativas, condução nervosa e sináptica, porque ela recorre a gritos, respiração, posturas corporais.

«A importância que o autor dá ao mundo das emoções, sentimentos e afectos — os gostos e os desgostos da vida, o prazer e o desprazer na vida — é tão significativa, explicativa e tradutora do seu percurso de psiquiatra, psicanalista e psicoterapeuta como do seu trabalho de investigador, professor e clínico.

Perscrutar, entender, avaliar e conduzir a complexa dinâmica daquilo que nos move, comove e faz transcendermo-nos é o seu desígnio.

Seres de alma e coração, pelo desejo nos abrimos à pesquisa, conhecimento e invenção e pelo afecto nos ligamos ao semelhante, aos outros seres, às coisas e às ideias. São os sentimentos que nos fazem voar nas asas do pensamento e correr para a realização. São as emoções que fixam o conhecimento; é o afecto que determina a sua florescência e a produção de novos saberes. Sem afectividade não há cor, música, poesia; não medra a arte nem cresce a ciência; morre a criação e definha o pensamento.»

in prefácio

Doutor António Coimbra de Matos

Ler mais

Autor

Domingos Neto

Ler mais