Partilhar

Psicologia do Idoso - Temas Complementares

J. H. Barros de Oliveira

Indisponível

Desconto: 20%
11,20 € 14,00 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Legis
  • Tema: Geriatria
  • Ano: 2008
  • ISBN: 9789898148070
  • Número de páginas: 144
  • Capa: Brochada

Sinopse

As estatísticas dão conta do crescimento exponencial dos idosos em relação às crianças. Por isso, o século XXI será certamente o século dos idosos, ao menos no mundo ocidental. Impõe-se uma cultura da ancianidade. Do modo como a sociedade trata hoje os gerontes pode aferir-se dos seus valores e prever os valores de amanhã.
As Nações Unidas, declararam o ano de 1999, ao findar do séc. XX e do 2º milénio, como ano dos idosos, sob o lema Construir uma sociedade para todas as idades. Oxalá esse desiderato se realize no novo milénio e, em particular, neste novo século.

Os psicólogos não ficaram indiferentes a este fenómeno e têm dado o seu contributo para uma maior compreensão do funcionamento cognitivo-afectivo-social do idoso. Pode afirmar-se que se assiste a uma época de ouro no tocante á investigação gerontológica, mesmo em Portugal.

Também nós quisemos dar um modesto contributo com o livro Psicologia do envelhecimento e do idoso (já em 3ª edição). Este novo livro pretende ser complementar ao primeiro, tratando temas de grande actualidade, como é a sexualidade, a espiritualidade ou a educabilidade do idoso. O autor sentir-se-ia compensado se ele significasse um novo contributo para um melhor conhecimento da psicologia do idoso, facilitando aos mais novos uma maior compreensão e respeito pêlos gerontes.


ÍNDICE

O século do idoso

1. Sexualidade do idoso

Perspectiva histórica
Factores que interferem na sexualidade
Diferenças por género

2. Espiritualidade e religião do idoso
Distinção entre espiritualidade e religião
Definição e espécies de religião
Origem da religião
Religião e outros construtos
Avaliação da espiritualidade/religião
Espiritualidade e religião no idoso
O idoso e o sentido da vida

3. Educabilidade do idoso
Necessidade e natureza da psicogeragogia
Educação cognitiva do idoso
Educação personológica e axiológica do idoso
Educação social do idoso
Educação para a saúde (e para a doença)
Educação tanatológica
Velhice bem sucedida

4. Aspectos psicossociais da terceira idade
Amizades e relações sociais dos idosos
A problemática da reforma
O lazer e os tempos livres dos idosos
Prestadores de cuidados
Violência, maus tratos, exclusão, solidão

5. O idoso e a morte
Atitudes face à morte
Medo da morte
Moribundos, doentes terminais, cuidados paliativos, eutanásia
Luto e viuvez
Suicídio

Bibliografia

Ler mais

Autor

J. H. Barros de Oliveira

É Doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris Vll, fez a agregação na Universidades de Coimbra, e é Professor Catedrático na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (grupo de Psicologia) onde rege a cadeira de Psicologia da Educação e é Coordenador do Mestrado em Psicologia do Idoso. Investigador em diversos Centros financiados pela FCT. Colaborou com a Universidade Aberta (Porto) leccionando Filosofia da Educação no Mestrado em Relações Interculturais. Tem dado diversos cursos no Estrangeiro, particularmente no âmbito do Programa Erasmus. Conferencista em muitos Congressos nacionais e internacionais de Psicologia. Membro de Várias Associações Científicas de Psicologia Cofundador e membro do Conselho Editorial da revista Psicologia, Educação e Cultura. Exerce Psicologia Clínica como serviço à comunidade.

Ler mais