Partilhar

Psicogeriatria

Fora de Coleção

Horácio Firmino

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
29,08 € 32,31 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prefácio

A publicação de um novo livro de texto é importante e entusiasmante. E isto é especialmente verdade num campo de rápida expansão como a Psicogeriatria, onde o saber acumulado disparou nos últimos 25 anos. A abrangência completa e ampla dos conteúdos deste livro exemplifica esta explosão de conhecimento. Para além de reflectir o estado actual do conhecimento, este livro transmite, contudo, mensagens mais subtis. Como em qualquer excelente livro de texto, o seu conteúdo define, na verdade, o âmbito do objecto da psicogeriatria. A sua estrutura e autoria tornam clara a diversidade internacional do tema, sublinhando aqueles aspectos da psicogeriatria que, na compreensão e tratamento de idosos, são semelhantes em qualquer parte do mundo, e aqueles que são únicos a regiões e populações específicas.
Este livro é um texto original escrito por e para os que exercem medicina em países de língua portuguesa, Assim, é muito mais do que uma simples adaptação de um livro de texto existente. Os cuidados de saúde mental para os idosos evoluíram, nas últimas 2 décadas, de tal modo que a prática da psicogeriatria se tornou verdadeiramente de âmbito internacional. Existem actualmente numerosas organizações nacionais em todo o Mundo, da Ásia à América do Sul, da América do Norte à Europa e no Médio Oriente.
A International Psychogeriatric Association, líder na melhoria dos cuidados de saúde mental para idosos em todo o Mundo, tem neste momento membros de 67 países, representando 28 diferentes disciplinas.
Os profissionais que estudam e exercem psicogeriatria compreendem que existem muitos aspectos semelhantes, na abordagem e na prática clínica, comuns a todas as regiões e disciplinas, por exemplo, o desafio básico de lidar com o rápido, e por vezes dramático, crescimento da percentagem de idosos em praticamente todos os países do Mundo. Entre 2000 e 2050, as populações acima dos 60 anos crescerão entre 0,8% a 6,9% no Brasil, 3,3% a 10,79% em Portugal, 0,9% a 8,3% na China, 16,2% a 26% nos EUA, e 4,9% a 6,8% na Nigéria. Acompanhando este crescimento populacional dos idoso ocorrerá um crescimento semelhante nas patologias relacionadas com o envelhecimento. […]

Ler mais

Autor

Horácio Firmino

Ler mais