Partilhar

Promover os Direitos e Proteger Crianças e Jovens em Perigo

Obras Coletivas

Eunice Magalhães, Joana Cerdeira, Paulo Guerra

Em stock online



Desconto: 10%
40,41 € 44,90 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

A infância e adolescência são fases cruciais do desenvolvimento humano, podendo ser impactadas pela exposição a situações de perigo. Esta obra, publicada 25 anos depois da primeira versão da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, é um contributo essencial para profissionais nesta área. A partir de uma abordagem multidisciplinar, articula fundamentos teóricos com implicações práticas, instrumentos de avaliação e modelos de intervenção. Apresenta uma análise crítica ao sistema de promoção e proteção, pretendendo apoiar decisões profissionais eticamente informadas.

Trata-se de uma ferramenta útil para quem procura respostas mais eficazes e humanizadas para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade.


Ler mais

Autor(es)

Eunice Magalhães

É mestre em Psicologia pela Universidade do Minho e doutorada em Psicologia pelo ISCTE. Atualmente é Investigadora Auxiliar no CIS-Iscte e Docente no Mestrado de Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco do ISCTE. Entre 2020-2022 foi vice-diretora do CIS-Iscte, e entre 2021-2024 foi vogal do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Os seus interesses de investigação incluem a saúde mental de populações em risco, incluindo crianças, jovens e adultos vítimas de diferentes formas de violência. No contexto da promoção e proteção de crianças e jovens em perigo desenvolve investigação sobre acolhimento familiar e residencial.

Ler mais

Joana Cerdeira

É Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto. Tem desenvolvido trabalho na área da proteção de crianças e jovens em perigo, em diferentes patamares do sistema, CPCJ, EMAT e CNPDPCJ.

Atualmente colabora como perita no INMLCF e é supervisora em casas de acolhimento e instituições de enquadramento de acolhimento familiar. Foi vogal na Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos e é vogal no Conselho Jurisdicional da mesma Ordem.


Ler mais

Paulo Guerra

É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1981-1986). É Juiz de Direito desde 1988, atualmente colocado, como Juiz Desembargador, no Tribunal da Relação de Coimbra. É autor de várias obras jurídicas no âmbito do Direito de Família e das Crianças. Foi docente do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), durante 6 anos, nesta área, tendo sido durante 3 anos Coordenador da Área. Foi Juiz

Secretário do Conselho Superior da Magistratura (de 2004-2007). Foi conferencista em mais de 600 Seminários/Encontros/Congressos. Foi Formador em 69 Acções de Formação, em Portugal, em Espanha, em França, Macau e em Moçambique. É formador convidado em Pós-Graduações e Mestrados em várias Universidades portuguesas. Trabalha há muito no mundo das Crianças, ramo jurídico que sempre o apaixonou e que tem recebido há largos anos o melhor dos seus cantos judiciários, considerando-se um trabalhador da infância.


Ler mais