Partilhar

Programação em Python

Martins, João Pavão

Em Stock



Desconto: 20%
28,01 € 35,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Embora recente, o Python é uma das linguagens de programação mais populares do mundo, sendo utilizada na Google, Yahoo!, YouTube, Facebook, Walt Disney, Nokia, CERN e NASA, entre muitas outras organizações.
Este livro apresenta uma introdução aos conceitos fundamentais da programação. O livro utiliza o Python como uma ferramenta para exprimir os conceitos introduzidos, sendo o seu objetivo o ensino de conceitos essenciais associados à programação, tais como o desenvolvimento de algoritmos utilizando o método do topo para a base, a utilização de estruturas de informação adequadas, a abstração procedimental e a abstração de dados, estratégias para teste e depuração e a documentação correta. Existem vários aspetos que fazem com que este livro se distinga de outros livros de introdução à programação:
• apresenta a atividade de programação como uma construção de abstrações, tanto de abstrações de procedimentos, como de abstrações de dados;
• discute a programação imperativa, a programação por objetos e a programação funcional;
• enfatiza a distinção entre a sintaxe e a semântica. Para dominar a tarefa de programação não basta saber falar com a linguagem (escrever programas), é também necessário saber falar sobre a linguagem (utilizando português ou outra linguagem como metalinguagem). Este aspeto é abordado ao longo de todo o livro;
• a metodologia para o desenvolvimento de tipos abstratos de informação é explicada em termos claros, e exemplos de tipos abstratos de informação são discutidos pormenorizadamente.

Ler mais

Autor

Martins, João Pavão

João Pavão Martins obteve o doutoramento em Inteligência Artificial pela “State University of New York at Buffalo” em 1983 e a agregação em Engenharia Informática pela Universidade Técnica de Lisboa em 1991. É Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico. Foi um dos proponentes da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) do IST, tendo sido o seu coordenador durante cinco anos. Tem lecionado cadeiras de introdução à programação desde 1980, preocupando-se com o ensino de programação disciplinada. É autor de dois livros de introdução à programação, um deles publicado nos Estados Unidos. É investigador no Grupo de Inteligência Artificial do IST, inserido no IDMEC, desenvolvendo a sua investigação nas áreas de Representação do Conhecimento e Revisão de Crenças. Foi compilador de dois livros e autor de múltiplos artigos científicos.

Ler mais