Partilhar

Desconto: 20%
22,41 € 28,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Lógica é uma das bases do pensamento científico. O raciocínio lógico está subjacente às mais diversas áreas do conhecimento, por exemplo, biologia, direito, medicina, economia e informática. Em cada uma destas áreas existe a preocupação de diferenciar entre argumentos racionais, baseados em princípios ou em evidência, de especulações que não resultam de um conjunto de suposições. Ou seja, todas estas áreas do conhecimento se baseiam nos princípios subjacentes à Lógica.

O objetivo deste livro cobre os fundamentos de lógica clássica proposicional e de 1.ª ordem, bem como uma introdução à programação em lógica e à linguagem Prolog.

Com efeito, o livro não se fica por apresentar os principais conceitos da lógica clássica, explicando sempre como se põem esses conceitos “a funcionar” e apresentando métodos computacionais quer para prova, quer para o sistema semântico. Para além do uso de Informática/Computação ao ser viço da Lógica, como é o caso nos métodos computacionais para prova e para e.g. determinação de satisfazibilidade, o livro apresenta ainda casos em que é a Lógica que está ao serviço da Informática. São exemplos disto o uso da Lógica para Representação do Conhecimento em Inteligência Artificial e, bem mais desenvolvido, o uso da Lógica para Programação Declarativa. Esta combinação de Lógica e Informática não se encontra nos principais textbooks de Lógica. Por exemplo, não se encontram livros pedagógicos que cubram de forma tão completa os conceitos fundamentais da lógica e que, simultaneamente, apresentem algoritmos de SAT e programação em lógica.

A escolha dos temas e a forma como são abordados tornam claro que, sendo um livro de Lógica, é um livro escrito por um Informático e especialmente direcionado para estudantes de Informática.

Ler mais

Autor

Martins, João Pavão

João Pavão Martins obteve o doutoramento em Inteligência Artificial pela “State University of New York at Buffalo” em 1983 e a agregação em Engenharia Informática pela Universidade Técnica de Lisboa em 1991. É Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico. Foi um dos proponentes da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) do IST, tendo sido o seu coordenador durante cinco anos. Tem lecionado cadeiras de introdução à programação desde 1980, preocupando-se com o ensino de programação disciplinada. É autor de dois livros de introdução à programação, um deles publicado nos Estados Unidos. É investigador no Grupo de Inteligência Artificial do IST, inserido no IDMEC, desenvolvendo a sua investigação nas áreas de Representação do Conhecimento e Revisão de Crenças. Foi compilador de dois livros e autor de múltiplos artigos científicos.

Ler mais