Partilhar

Pratas Conquistador – A história desconhecida de um Charlot português

Paulo M. Morais


Versão em Ebook

Ebook Adobe Digital Editions
Instruções de funcionamento



Desconto: 20%
7,99 € 9,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No meio da tarefa de esvaziar uma casa de família, a descoberta inesperada de um conjunto de cartas, fotografias e recortes revela ao narrador a existência de um tio-bisavô pioneiro do cinema em Portugal.
Será o misterioso tio Emídio, curiosa personagem das anedotas familiares, o mesmo Emygdio Ribeiro Pratas, autor e intérprete, em 1917, da primeira comédia cinematográfica portuguesa ao estilo de Charlot? Que destino foi, afinal, o deste homem que teve uma vida absolutamente aventurosa? E porque terá sido votado ao esquecimento?

Partindo da história desta figura multifacetada e do papel que representou na vida dos seus contemporâneos e dos seus descendentes, Paulo M. Morais explora os limites da ficção e da não-ficção, conduzindo o leitor ao Portugal das primeiras décadas do século XX, entre a queda da Monarquia e o advento da Sétima Arte, numa viagem ao mesmo tempo intimista e coletiva, poética e documental, que prende da primeira à última página.

Ler mais

Autor

Paulo M. Morais

Paulo M. Morais nasceu em Lisboa em 1972. Licenciou-se em Comunicação Social e trabalhou na imprensa online e em papel, especializando-se nas áreas do cinema, da gastronomia e das viagens. Numa coluna semanal, associou entretenimento a literacia financeira. Tem-se dedicado também à tradução e à edição. Gosta de cozinhar, ler e caminhar junto ao mar. Deu uma volta ao mundo. Continua apaixonado por filmes: já viu mais de cinco mil. Estreou-se no romance com Revolução Paraíso (2013), a que se seguiram O Último Poeta (2015), Seja Feita a Tua Vontade (Casa das Letras, 2017, finalista do Prémio LeYa) e Pratas Conquistador (Casa das Letras, 2019), os dois últimos integrados no PNL. Em 2022, em coautoria com Pedro Lopes, adaptou para livro a premiada série televisiva Glória (Oficina do Livro, 2022). Na área da não ficção, publicou Uma Parte Errada de Mim (Casa das Letras, 2016) e Voltemos à Escola (2017, obra incluída no PNL). Tem ainda um livro infantil: A Aldeia Verde e Vermelha (2020).

Ler mais