Partilhar

Desconto: 10%
16,93 € 18,80 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

O Postal do Dia surgiu de uma mudança no que sou: a possibilidade da morte passou a existir não como ideia vaga e longínqua, antes como presença efetiva e constante. 

Mas a noção da finitude não foi uma má notícia. O Postal do Dia obrigou-me a escutar o mundo de uma outra maneira. Defino estes textos como o compromisso entre as histórias de gente esquecida ou vencida e as vidas das pessoas que julgamos conhecer. Num tempo tão centrado na superficialidade das coisas, procurei a profundidade; numa época de tantas sombras e tanto ressentimento, tentei dizer bem, encontrar o justo nas vidas das pessoas e acontecimentos, observar pelo lado luminoso e não sombrio. E, finalmente, quis que a minha história fosse também contada, não por um desejo ridiculamente egocêntrico, mas por acreditar que as nossas vidas não são tão diferentes assim. 

Os «postais do dia» são agora um livro, que tentei que respeitasse o essencial destes dois parágrafos. Escolhi textos intemporais e ofereci-lhes uma unidade dividida em dez partes que formassem um caleidoscópio do que somos, nas nossas grandes qualidades e grandes defeitos, nos nossos medos e na nossa coragem, sem dúvida na nossa enorme capacidade de sermos grandiosos e mesquinhos. 

Comecemos a leitura. Nós os dois. Porque o livro é sempre isso, um tango a dois entre quem lê e quem escreve.

«Luís Osório prima pelo inesperado.

Com imaginação, sentido do concreto e energia ilimitada.

Depois de ter percorrido quase todos os caminhos em que a comunicação se cruza com a política, a sociedade e a psicologia comunitária (ou enquanto os percorria ou percorre) coleciona bilhetes postais.

Não aqueles que já só sobram para uma minoria que os cultiva em viagens, em correspondência antiquada, em tentativa de manter o passado vivo.

Bilhetes postais que são crónicas condensadas, mais apontamentos do momento que flui ou retratos de instantes que evocam lembranças mais fundas ou preocupações mais constantes.

Um tipo de crónica que serve, neste caso, para fixar o que nos rodeia e o que nos define, e, ao mesmo tempo, a inquietude imparável desse espírito sempre a partir para novas paragens chamado Luís Osório».

Do prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa


Ler mais

Autor

Luís Osório

Luís Osório (1971) tem nove livros publicados. É cronista diário na Antena 1, onde assina o Postal do Dia. Escreve todos os dias nas redes sociais, onde tem muitos milhares de seguidores. Foi diretor de jornais e de uma estação de rádio. Ganhou prémios como criativo e autor de programas de televisão. É consultor político e empresarial. A partir do livro “Ficheiros Secretos – Histórias Nunca Contadas da Política e da Sociedade Portuguesas”, que transpôs para palco com um monólogo de grande sucesso, percorreu o país e esgotou salas emblemáticas, como o Teatro Tivoli, em Lisboa, e a Casa da Música, no Porto. É pai do André, do Miguel, do Afonso e da Benedita. 

Ler mais