Partilhar

Portugal e a I Guerra Mundial. A República e a Economia de Guerra

Ana Paula Pires

Indisponível

Desconto: 10%
17,96 € 19,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Primeira Guerra Mundial envolveu todos os países europeus,com excepção da Espanha, os Países Baixos, a Escandinávia e a Suíça.Portugal mobilizou mais de cem mil homens; destes, cerca de oito mil perderam avida nas trincheiras da Flandres ou nos campos de batalha de África. Mas é dosque ficaram, sofrendo os efeitos tenebrosos da fome e de uma miséria entrecortadapelos apelos governamentais à unidade e ao patriotismo, que nos propusemosescrever. O objecto deste trabalho é o estudo da frente interna portuguesa durante aGrande Guerra, em concreto a República e a economia de guerra.
Abriu-se então um novo ciclo, marcado pela consolidação da economia como umafrente de combate das mais importantes. Novo ciclo que deve ser entendido,também, pelo que significou, em termos de debate, nomeadamente em relação àredefinição do papel e das funções do Estado em matéria de direcção, organizaçãoe gestão da actividade económica.

Ler mais

Autor

Ana Paula Pires

Ana Paula Pires é doutorada em História, especialidade de História Económica e Social Contemporânea, pela NOVA-FCSH. Realiza atualmente um pós-doutoramento na Universidade de Stanford e na Universidade Nova de Lisboa. Tem como principais áreas de investigação a história contemporânea de Portugal e os impactos da Primeira Guerra Mundial no mundo lusófono. É investigadora do Instituto de História Contemporânea, onde atualmente coordena o grupo «Economia, Sociedade, Património e Inovação». Venceu os prémios da Associação Portuguesa de História Económica e Social, Alberto Sampaio e da Defesa Nacional.  

Ler mais