Partilhar

Porto - Lojas de Outrora e de Agora

Isabel Gomes, Rita Magalhães

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
32,39 € 36,00 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Afrontamento
  • Categorias:
  • Ano: 2023
  • ISBN: 9789723619959
  • Número de páginas: 376
  • Capa: Cartonada

Sinopse

«Muito Nobre, Leal e sempre Invicta Cidade do Porto»

«Para perceber a cidade é preciso ter em conta estas duas coisas:

um produto muito refinado – é a cidade das pratas e da ourivesaria, do Barroco e do Liberalismo – e, ao mesmo tempo,uma espécie de grosseria...é uma mistura espantosa»

- Paulo Rocha (realizador de cinema)

«Uma cidade é (eu é que sei!) mais do que ruas, casas, pessoas.

É uma roupa interior que nos veste por dentro, uma pele imemorial, um corpo à desmesurada medida do nosso corpo»

- Manuel António Pina (Jornalista, Poeta, Escritor)

AS 64 LOJAS SELECIONADAS PARA O LIVRO correspondem, assim, a critérios previamente traçados em áreas tão diversas como vestuário, restauração, artigos religiosos, barbearia, linhos, chocolates, solas e cabedais, confeitaria, ferragens, ourivesaria, salões de chá, cafés, farmácia, livros antigos, papelaria ou tipografia. As histórias destas lojas são, também, fios de uma história viva da cidade e dos portuenses. Uma loja com história deve ter histórias para contar, testemunhada como herança de usos e costumes, e deve deixar um testemunho do comércio do seu tempo.

Assim, tomei em conta a longevidade reconhecida ou a antiguidade da loja (mais de 50 anos em actividade); a notoriedade e significado histórico do estabelecimento no quadro do património, Arquitectura, das artes e da cultura material e imaterial da cidade; o seu contributo para a história local no enriquecimento do tecido social,económico e cultural locais; a dimensão identitária, forjada nomeadamente na existência e comercialização de produtos ligados a um saber fazer artesanal, quando não em vias de extinção, assim como a eventual existência de oficinas integradas, destinadas a manufaturar produtos.

Tomou-se ainda em conta o facto de esses estabelecimentos serem únicos no quadro das atividades prosseguidas, ou de serem os últimos do seu ramo de negócio ou atividade.

Ler mais

Autor(es)

Isabel Gomes

Nasceu em 1976. É Doutoranda na Universidade de Coimbra no Colégio das Artes, no Doutoramento em Arte Contemporânea, e membro do CEIS 20 — Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Realiza documentários sobre artistas, entre os quais: Arte Vida / Vida Arte – Alberto Carneiro (2013); Spiritual Exercises – Bosco Sodi (2014); Rua José Escada – José Escada (2015) e Pintar a Ideia – Manuel-Casimiro (2018). Realizou e apresentou diversos magazines culturais exibidos na RTP: ZOOM; Estação das Artes; Documentários sobre a Bienal de Veneza e o Photo Espanha, assim como a Série Design PT exibida em 2015 na RTP2.Foi curadora em 2019 da exposição Da história das imagens no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva.

Ler mais

Rita Magalhães

Nasceu em 1974. É Artista Plástica, com formação em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É representada pela Galeria Pedro Oliveira no Porto. Expõe desde 1999 tanto em Portugal como em vários países estrangeiros. Está presente em Colecções Públicas, entre as quais se destacam a Colecção Fundação EDP, Lisboa; Museu de Serralves, Porto; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; CGAC–Centro Galego de Arte Contemporáneo, Santiago de Compostela; Colecção BESArte, Banco Espírito Santo; Fundació Foto Colectania, Barcelona; Fundación Pedro Barrié de La Maza, Vigo; e Câmara Municipal do Porto.

Ler mais