Partilhar

Desconto: 10%
12,60 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Le Panama define com fidelidade o universalismo deste suíço de Paris que foi, no século passado, o primeiro poeta cidadão do mundo. No entusiasmo com que conta as aventuras dos seus sete tios temos de ver, por um lado, a admiração pela temeridade e pelo fabuloso. E, por outro lado, temos de destacar o arrebatamento e o rigor poéticos com que são descritas essas andanças. É certo que surgem buriladas pelo seu autor, mas é preciso aceitar essa intervenção como uma verdadeira homenagem. Homenagem que se observa quando o poeta fala da amizade, da coragem, da ruína, do desespero, da cozinha, do amor, da solidão, da esperança, do terror e da loucura dos homens que estando vivos persistem em viver. Decididamente.
Homenagem à vida e à crença nos homens. Crença que o fará exclamar em 1913: já reservei o meu lugar no primeiro comboio que passar no túnel da Mancha.
Viajante infatigável e incorrigível, irrequieto e curioso, tendo a via láctea à volta do pescoço e os dois hemisférios nos olhos, Blaise Cendrars abandona a poesia em 1924. A partir dessa data os seus textos, cada vez mais poéticos e cada vez mais reais, chamar-se-ão muito simplesmente prosa."

Liberto Cruz

Ler mais

Autor

Blaise Cendrars

Ler mais