Partilhar

Piedade - Paixão em Gondramaz

Clementina Matos

Envio em 10 dias



18,02 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Romance baseado em factos da vida real.

A perda de uma criança ao nascer, o achamento de um cachorro perdido no mato, a proliferação de castanheiros, a partilha e o ato de proteção associados ao nome de Martinho, criaram a imagem da alma que paira numa zona montanhosa do distrito de Coimbra.

Em 1928, algures no coração da serra da Lousã, a aldeia de Gondramaz registou no seio dos seus habitantes o nascimento de uma menina. Maria da Piedade cresceu feliz e acalentou durante a sua juventude o sonho de vir a ser mestra de crianças, mas a sua condição de serrana facultou-lhe apenas o apego à imagem da concertina que ela associava ao livro abrindo e fechando, nos dias de festa da aldeia. Esta jovem teve uma paixão por Gonçalo, um rapagão que por ali apareceu um dia e com quem viria a casar. Viveu infeliz para sempre a partir desse momento. O homem, que entretanto se tinha tornado escultor de pedra mole, manteve-a semi-encarcerada e submetida com próprio consentimento da mulher, porque ela o temia e amava cegamente sempre com a esperança de um dia vir a ser estimada pelo marido.

Ler mais

Autor

Clementina Matos

Clementina Rosa Pires de Matos é natural de Guimarães, onde passou a sua infância e adolescência. Adquiriu o Diploma Superior de Língua e Civilização Francesa na Escola Internacional «Alliance Française», em Paris. Frequentou a Universidade de Paris «La Sorbonne», adquirindo aí o Certificado de Língua e Civilização Francesa. Licenciou-se, posteriormente, em Línguas e Literaturas Modernas, Português e Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve, seguidamente, a sua profissionalização para o ensino, com o diploma de Qualificação em Ciências da Educação, pela Universidade Aberta de Lisboa. Mais recentemente, obteve um diploma de Formação em Bibliotecas Escolares, passado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, no Porto. Pertenceu aos quadros das escolas Rocha Peixoto e Eça de Queirós, lecionando as disciplinas de Português e de Francês. Mudou-se para o Porto, no ano letivo de 2006/2007, para lecionar na Escola Secundária Garcia de Orta, onde permaneceu durante três anos. É, atualmente a responsável pela Biblioteca da Escola Profissional Infante D. Henrique, a cujo quadro pertence. Participou duas vezes em concursos nacionais, tendo ganho os prémios «Dar Voz à Poesia», em Ovar, no ano de 2006, e «Abraços de Terra e Rio» em Salvaterra de Magos, no ano de 2015. Ainda em 2015, publicou um livro de Poesia, "Os Amantes de Janeiro" e o conto "A Letra E", narrativa inspirada em factos vivenciados pela autora no seio de uma família nortenha, em meados do século XX. Participou em coletâneas diversas, com contos, ensaios e poesias. Em 2017, publicou o romance "Piedade, Paixão em Gondramaz" (baseado em factos da vida real) - Modocromia Edições

Ler mais