Partilhar

Parcerias Público-Privadas

José Manuel Braz da Silva


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
15,72 € 19,65 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A tendência que se tem verificado de forma global é uma crescente colaboração, entre o sector privado e público, de forma a optimizar a criação, desenvolvimento e melhoria da gestão das infra-estruturas, outras obras e serviços para um leque alargado de actividades.
Os acordos de parceria público-privadas têm sido o instrumento contratual eleito para este efeito.
A finalidade destes acordos é assim maximizar os efeitos de sinergia que poderão ser capturados através da realização de um negócio desta natureza. O objectivo da parte pública é alcançar resultados que dificilmente conseguiria se prosseguisse isoladamente na implementação da iniciativa. A parte privada vai procurar assegurar o máximo de rentabilidade para as suas operações, criando assim valor para os seus accionistas.
A conjugação destes interesses que poderão em alguns momentos ser antagónicos, permitirá obter benefícios para ambas as partes.
Uma parceria público-privada para ser bem-sucedida deverá implicar uma correcta afectação dos riscos às partes envolvidas. A parte pública e privada deverão assim partilhar os riscos das iniciativas, mas também os ganhos resultantes da sua implementação.

VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor

José Manuel Braz da Silva

Licenciado em Gestão pelo ISCTE, Pós-Licenciatura em Estudos Europeus, MBA em Gestão com especialidade em Finanças e Mestre em Gestão com especialidade em Finanças, pela Universidade Católica Portuguesa. Lecionou em diversas universidades portuguesas, disciplinas da área financeira. Trabalhou na direção internacional da Banca, na área de contratação financeira da EDP e foi responsável pelo departamento de análise financeira de uma Companhia Internacional Gestora de Patrimónios. Estagiou em Londres no Citigroup na área de contratação e instrumentos financeiros internacionais. Atualmente exerce funções de consultoria financeira, em empresas. Tem dezenas de artigos publicados em diversas revistas económicas e jornais.

Ler mais