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Sinopse

Born in East Africa, Yusuf has few qualms about the journey he is to make. It never occurs to him to ask why he is accompanying Uncle Aziz or why the trip has been organised so suddenly, and he does not think to ask when he will be returning. But the truth is that his 'uncle' is a rich and powerful merchant and Yusuf has been pawned to him to pay his father's debts. Paradise is a rich tapestry of myth, dreams and Biblical and Koranic tradition, the story of a young boy's coming of age against the backdrop of an Africa increasingly corrupted by colonialism and violence.


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Autor

Abdulrazak Gurnah

Vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2021.

Abdulrazak Gurnah nasceu em 1948 e cresceu na ilha de Zanzibar, no Oceano Índico, mas chegou a Inglaterra como refugiado no final da década de 1960. Após a libertação pacífica do domínio colonial britânico em dezembro de 1963, Zanzibar passou por uma revolução que, sob o regime do presidente Abeid Karume, levou à opressão e perseguição de cidadãos de origem árabe; massacres ocorreram. Gurnah pertencia ao grupo étnico atingido e depois de terminar os estudos foi forçado a deixar a sua família e fugir do país, então formado República da Tanzânia. Tinha dezoito anos. Só em 1984 foi possível voltar a Zanzibar, permitindo-lhe ver o seu pai pouco antes da sua morte. Até à recente reforma, Gurnah foi Professor de Inglês e Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent em Canterbury, com foco principalmente em escritores como Wole Soyinka, Ngugi wa Thiong’o e Salman Rushdie.

Gurnah publicou dez romances e vários contos. O tema da perturbação do refugiado permeia todo o seu trabalho. Começou a escrever aos 21 anos no exílio inglês e, embora o suaíli fosse sua primeira língua, o inglês tornou-se a sua ferramenta literária. Disse que em Zanzibar, o acesso à literatura em suaíli era virtualmente nulo e os seus primeiros escritos não podiam ser considerados estritamente como literatura. Poesia árabe e persa, especialmente "The Arabian Nights", foram uma fonte inicial e significativa. O seu romance ”Desertion” (2005) sobre um caso de amor torna-se uma contradição cega ao que o próprio chamou de “romance imperial”.

A escrita de Gurnah é do seu tempo no exílio, mas pertence à sua relação com o lugar que ele deixou, o que significa que a memória é de vital importância para a génese da sua obra. O seu romance de estreia, ‘Memory of Departure’, de 1987, é sobre uma revolta fracassada e mantém-nos no continente africano.

Gurnah permite, frequentemente, que as suas narrativas cuidadosamente construídas levem a um insight conquistado a duras penas. Um bom exemplo é o terceiro romance, ‘Dottie’ (1990), um retrato de uma mulher negra de origem imigrante crescendo em condições adversas na Inglaterra dos anos 50, racialmente carregada, e por causa do silêncio da sua mãe sem conexão com a sua própria história familiar.

No tratamento que Gurnah dá à experiência do refugiado, o foco está na identidade e na autoimagem, aparente não apenas em "Admiring Silence" (1996) e "By the Sea" (2001). Em ambos os romances na primeira pessoa, o silêncio é apresentado como a estratégia do refugiado para proteger a sua identidade do racismo e do preconceito, mas também como um meio de evitar uma colisão entre o passado e o presente, produzindo deceção e autodeceção desastrosa.

No universo literário de Gurnah, tudo está em constante mudança- memórias, nomes, identidades. Isso provavelmente ocorre porque o seu projeto não pode ser concluído em nenhum sentido definitivo. Uma exploração interminável impulsionada pela paixão intelectual está presente em todos os seus livros, e igualmente proeminente em ”Afterlives” (2020).

O seu romance Paradise, foi selecionado para o Booker Prize e o Whitbread Award, e By the Sea, finalista do Los Angeles Times Book Prize.


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